Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Daniela de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19529 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/cuadv16n6-180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008499 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como tema o Turismo Virtual nos processos de mediação pedagógica e apresenta como questão principal: o Turismo Virtual em museus pode potencializar a construção de projetos interdisciplinares por futuros professores, para mediar a produção de conhecimento histórico acerca das informações de mundo? Com a sociedade cada vez mais conectada, há uma busca constante por experiências que promovam a imersão em novas práticas, permeadas pela cultura. Nessa perspectiva, constitui-se objetivo geral da investigação analisar as contribuições da inserção do Turismo Virtual em museus nos processos de mediação pedagógica, a fim de verificar suas potencialidades na construção de projetos interdisciplinares por futuros professores. Para o desenvolvimento da pesquisa, além de discussões sobre interdisciplinaridade e tecnologias digitais, exploramos, também, o campo do Turismo e, dentro dele, os museus como espaços de construção do conhecimento. Foi adotada a abordagem qualitativa e multirreferencial. Para a coleta de dados optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os resultados apontam o Turismo Virtual em museus como uma alternativa didático-pedagógica para a interdisciplinaridade, a formação e o fazer docente. | - |
Descrição: dc.description | This article's theme is Virtual Tourism in pedagogical mediation processes and presents as its main question: can Virtual Tourism in museums enhance the construction of interdisciplinary projects by future teachers, to mediate the production of historical knowledge about world information? With society increasingly connected, there is a constant search for experiences that promote immersion in new practices, permeated by culture. From this perspective, the general objective of the investigation is to analyze the contributions of the insertion of Virtual Tourism in museums in the processes of pedagogical mediation, in order to verify its potential in the construction of interdisciplinary projects by future teachers. For the development of research, in addition to discussions on interdisciplinarity and digital technologies, we also explored the field of Tourism and, within it, museums as spaces for building knowledge. A qualitative and multi-referential approach was adopted. For data collection, bibliographical research and field research were chosen. The results point to Virtual Tourism in museums as a didactic-pedagogical alternative for interdisciplinarity, training and teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo virtual em museus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | - |
Título: dc.title | Contribuições do turismo virtual para os processos de mediação pedagógica. | - |
Título: dc.title | Contributions of Virtual Tourism to pedagogical mediation processes. | - |
Título: dc.title | Aportes del Turismo Virtual a los procesos de mediación pedagógica. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: