Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, João Gabriel da Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Dawit Albieiro Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Augusto de Souza Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Ogando, Pedro Henrique Madureira | - |
Autor(es): dc.creator | Delevatti, Rodrigo Sudatti | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Washington | - |
Autor(es): dc.creator | Aleixo, Ivana Montandon Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Danusa Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17511 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.efsupit.ro/images/stories/aprilie2022/Art%20132.pdf | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.7752/jpes.2022.04132 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008481 | - |
Descrição: dc.description | Problem Statement: Although combined exercise (CE) is frequently prescribed for glycemic control of Type 2 Diabetes Mellitus (T2DM) subjects, beginning CE session with aerobic or resistance exercises can lead to distinct responses in capillary glucose, especially when training prescriptions differ in intensity and volume. Approach: This study aimed to evaluate the effect of exercise intensity, volume, and order within combined exercise sessions on glycemic response. Purpose: Forty T2DM subjects participated in this study. The subjects were divided into three different protocols: standard (S-P, n = 13), high intensity (HI-P, n = 16), and high volume (HV-P, n = 11) in two counter-balanced orders each [i.e., resistance exercise followed by aerobic exercise (R-A) or vice versa (A-R)]. The capillary glucose was evaluated before and after each CE session. Results: All protocols of combined exercise reduced glucose concentrations (p < .001). HV-P induced a glycemic reduction that was 2-fold higher than that observed in HI-P (34% vs. 18%; p < .05). Both exercise orders within combined exercise session reduced glucose concentrations (S-P: 25%, 28%; HI-P: 17%, 19%, and HV-P: 31%, 36% for A-R and R-A, respectively); however, R-A induced slightly larger (Cohen’s d was 13-33% higher in R-A compared to A-R), but clinically relevant, reductions in all combined exercise protocols. Pre- exercise glucose concentrations were correlated to exercise-induced glucose reduction only in the A-R order (r = 65 to .79, p < .05). Conclusion: All combined exercise protocols were effective in decreasing glucose concentrations. Nonetheless, a higher magnitude of glucose-lowering effect occurred when a higher exercise volume was performed and when performing resistance instead of aerobic exercise in the first place. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concurrent exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blood glucose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training workload | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise volume | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise intensity | - |
Título: dc.title | The volume and order of starting exercise modulates the glucose-lowering effect of a single session of combined exercise in middle-aged and older adults with type 2 diabetes. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: