Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lisbôa, Natália de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Lisbôa, Natália de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ariete Pontes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Flávia Souza Máximo | - |
Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Jordana Perdigão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008455 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Direito. Departamento de Direito, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação, por meio de uma análise decolonial, visa aprofundar na política pública da assistência estudantil e seus efeitos nas universidades públicas. Nesse prisma, surge a seguinte indagação: é possível a decolonialidade das universidades e do ensino superior público? Analisando o processo histórico para entendimento da colonialidade do saber que reverbera nas universidades e as consequências da colonização, faz-se necessário identificar as políticas, as práticas e as iniciativas que desafiam as estruturas coloniais das universidades públicas e explorar como essas estratégias contribuem para a construção de uma universidade mais democrática e diversificada, que reconheça e valorize todos os tipos de conhecimento. Tem-se como hipótese que a implementação e execução da política de assistência estudantil é uma possibilidade para a decolonialidade das universidades públicas, contudo é necessária uma rede de ações que não começam ou terminam na política de assistência estudantil. Essa pesquisa encontra-se na vertente teórico-metodológica do tipo jurídico-sociológica, contendo introdução e outros três capítulos: o primeiro se destina a uma análise da história da sociedade e no entendimento de preceitos fundamentais para o entendimento desta pesquisa; o segundo busca um entendimento sobre o viés epistemológico da fundamentação da construção da Educação, tanto básica quanto superior no Brasil, e na importância de se fazer uma Educação emancipatória e libertadora; o terceiro destina-se à análise dos processos basilares das universidades públicas e à necessidade de efetivar o quadripé universitário para que seja possível uma nova era para as universidades públicas e para o público que nelas se encontram, analisando em especial duas universidades: Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade do Estado de Minas Gerais, mediante análise documental fornecida por essas instituições dos pontos positivos e também dos desafios futuros para com a assistência estudantil. Considera-se, por fim, que a decolonialidade das universidades públicas e do ensino superior público não depende apenas da política de assistência estudantil, e sim de ações feitas em rede para viabilizar que a diversidade do público existente nas universidades públicas seja efetiva e real. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation, through a decolonial analysis, aims to delve deeper into the public policy of student assistance and its effects on public universities. In this light, the following question arises: is the decoloniality of universities and public higher education possible? Analyzing the historical process to understand the coloniality of knowledge that reverberates in universities and the consequences of colonization, it is necessary to identify the policies, practices and initiatives that challenge the colonial structures of public universities and explore how these strategies contribute to the construction of a more democratic and diverse university, which recognizes and values all types of knowledge. The hypothesis is that the implementation and execution of the student assistance policy is a possibility for the decoloniality of public universities. However, a network of actions is needed that does not begin or end with student assistance policy. This research is in the theoretical-methodological aspect of the legal- sociological type, which is developed through the introduction and three other chapters: the first chapter is intended for an analysis of the history of society and the understanding of fundamental precepts for understanding this research; the second chapter seeks an understanding of the epistemological bias behind the construction of Education, both basic and higher in Brazil, and the importance of providing an emancipatory and liberating education; the third chapter is intended to analyze the basic processes of public universities and the need to implement the university quadruple so that a new era is possible for public universities and for the public who find themselves in them, analyzing in particular two universities: Federal University of Ouro Preto and the State University of Minas Gerais, through documentary analysis provided by both universities of the positive points and also future challenges regarding student assistance. Finally, it is considered that the decoloniality of public universities and public higher education does not depend only on the student assistance policy but on actions carried out in a network to enable the diversity of the public existing in public universities to be effective and real. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - programas de assistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia - sulear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonização | - |
Título: dc.title | A política de assistência estudantil : uma possibilidade para a decolonialidade das universidades. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: