Meninas negras em animações infantis : entre protagonismo, branquitude e subalternidade.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorReis, Maria Luísa Sousa-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Karina Gomes-
Autor(es): dc.creatorAssis, Mariana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16707-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.9-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008424-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é investigar dez meninas negras protagonistas de animações veiculadas em meios de comunicação do Brasil em 2019. Ancoradas pela leitura de Bell Hooks (2019) e Gayatri Spivak (2010) sobre feminismos negros e subalternidade e pela perspectiva culturalista Douglas Kellner (2001), analisamos quantitativa e qualitativamente quais representações o audiovisual constrói acerca dessas protagonistas negras e quais afetos e possibilidades são apresentados a elas. Concluímos que há um apagamento da raça nas protagonistas, que ocupam lugares de subalternidade e não refletem a multiplicidade das experiências negras quando são protagonistas únicas.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to investigate ten black girls who are protagonists of animations broadcasted in Brazilian media in 2019. Anchored by the reading of Bell Hooks (2019) and Gayatri Spivak (2010) about black feminisms and subordination and by the culturalist perspective of Douglas Kellner (2001), we analyze quantitatively and qualitatively what representations the audiovisual builds about these black protagonists and what affections and possibilities are presented to them. We conclude that there is an erasure of race in the protagonists, who occupy places of subordination and when they are unique protagonists this does not reflect the multiplicity of black experiences.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Cambiassu: Estudos em Comunicação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1671>. Acesso em: 26 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonistas-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Título: dc.titleMeninas negras em animações infantis : entre protagonismo, branquitude e subalternidade.-
Título: dc.titleBlack girls in cartoon animation : between protagonism, whiteness and subordination.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.