Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Gizele Aparecida de-
Autor(es): dc.creatorCruz, Luciana Hoffert Castro-
Autor(es): dc.creatorGomes, Larissa Layane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17914-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008415-
Descrição: dc.descriptionEste artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.-
Descrição: dc.descriptionThis article derives from a part of a master’s research project defended in 2021, through the MPEC program, at the Federal University of Ouro Preto, which aimed to describe and analyze how written assessments are designed for students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in secondary education schools. Therefore, the focus of the study was defined to be school evaluation in the context of inclusive education, and the object of study was the analysis of processes and strategies for the development of written evaluations adapted to these students’ specificities. The works by Philippe Perrenoud were used as a theoretical framework, since their theoretical richness in relation to the “Pedagogy of differences” and the conception of evaluation methods constitutes a justification for writing an article focusing on such a relevant theme.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Eletrônica Pesquiseduca permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/838>. Acesso em: 19 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia das diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectPhilippe Perrenoud-
Título: dc.titleAlgumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.-
Título: dc.titleSome contributions by Philippe Perrenoud regarding in “Pedagogy of Differences” and the principles and practices of school evaluation.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.