“Agora somos nós que temos que correr atrás dos nossos sonhos” no adolescer na educação de jovens e adultos : migração de estudantes para o noturno em Mariana (MG).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCosta, Graça dos Santos-
Autor(es): dc.contributorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.creatorFelisberto, Milene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20075-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008389-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a área de estudos da presente pesquisa. Nesta será investigada a presença majoritária de adolescentes entre 15 e 17 anos no Ensino Fundamental da EJA em uma escola no município de Mariana-MG. O aumento populacional dessa faixa etária na EJA é reconhecido na literatura educacional como um fenômeno denominado 'juvenilização'. Um padrão emergente que refere-se à migração de estudantes do turno diurno para o noturno, uma alteração que se torna necessária quando há incompatibilidade entre idade e série, frequentemente decorrente de reprovações ou interrupções escolares, conforme estabelecido pela LDB n.o 9.394/1996. A pesquisa explora a juventude em sua diversidade, com base em autores como Spósito (1996), Dayrell (2003) e Carrano (2005), e busca entender as opiniões e experiências de adolescentes e educadores sobre essa migração para a EJA noturna. A partir dessa constatação, a pesquisa se articula em torno da seguinte questão: quais são as opiniões e experiências compartilhadas por adolescentes e profissionais da educação sobre a migração das juventudes para o ensino noturno na EJA? O objetivo geral é compreender a perspectiva de jovens e educadores sobre a educação noturna na EJA em uma escola municipal de Mariana. Os objetivos específicos incluem: Identificar o público mais jovem que frequenta a EJA em uma escola municipal de Mariana; Verificar os fatores que levam o público mais jovem a optar pela EJA; Analisar os desafios enfrentados por esses jovens em sua trajetória escolar e identificar as políticas públicas que o município de Mariana oferece para atender às necessidades educacionais desses estudantes. A metodologia é qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, utilizando o levantamento bibliográfico, observações, grupo focal, entrevistas e questionário como instrumentos para a produção de dados. Os resultados mostram que, em 2024, 72% dos 33 alunos do Fundamental II da EJA são jovens de 15 a 17 anos, cujas trajetórias são marcadas por reprovações e abandonos. Para eles, a conclusão da educação básica é vital para melhores oportunidades de emprego. Já os educadores notam que a transição para a EJA se dá pelo desejo de uma certificação mais rápida e pela percepção da EJA como menos exigente. Os achados questionam o uso do termo "juvenilização", considerando que essa faixa etária é caracteristicamente adolescente. Essa realidade revela que a migração de adolescentes para a EJA reflete não apenas as escolhas individuais, mas também as circunstâncias sociais e econômicas enfrentadas por esses jovens. Assim, destaca-se a urgência de um olhar mais atento e específico sobre o fenômeno da “adolescenciação” na EJA, a fim de garantir que as políticas educacionais atendam efetivamente às necessidades desse público.-
Descrição: dc.descriptionYouth and Adult Education (EJA) is the area of study for the present research. This study investigates the majority presence of adolescents aged 15 to 17 years in the EJA's Fundamental Education at a school in the municipality of Mariana, MG. This population increase in this age group within EJA is recognized in educational literature as a phenomenon termed 'juvenilization'. An emerging pattern refers to the migration of students from daytime to nighttime classes, a change that often becomes necessary when there is a mismatch between age and grade, frequently resulting from failures or school interruptions, as established by the LDB No. 9.394/1996. The research explores youth in their diversity, based on authors such as Spósito (1996), Dayrell (2003), and Carrano (2005), and seeks to understand the opinions and experiences of adolescents and educators regarding this migration to the nighttime EJA. Based on this observation, the research revolves around the following question: what are the opinions and experiences shared by adolescents and education professionals about the migration of youth to nighttime education in EJA? The general objective is to comprehend the perspectives of young people and educators on nighttime education in EJA at a municipal school in Mariana. The specific objectives include: identifying the younger audience attending EJA at a municipal school in Mariana; verifying the factors that lead this younger audience to choose EJA; analyzing the challenges faced by these youth in their educational trajectory and identifying the public policies that the municipality of Mariana offers to meet the educational needs of these students. The methodology is qualitative, involving multiple case studies, utilizing bibliographical research, observations, focus groups, interviews, and questionnaires as instruments for data production. The results show that, in 2024, 72% of the 33 students in EJA's Fundamental II are aged 15 to 17 years, whose trajectories are marked by failures and dropouts. For them, completing basic education is vital for better job opportunities. Educators note that the transition to EJA occurs due to the desire for quicker certification and the perception of EJA as less demanding. The findings question the use of the term "juvenilization," considering that this age group is characteristically adolescent. This reality reveals that the migration of adolescents to EJA reflects not only individual choices but also the social and economic circumstances faced by these youth. Thus, there is an urgent need for a more attentive and specific look at the phenomenon of "adolescence" within EJA, in order to ensure that educational policies effectively meet the needs of this demographic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/03/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - migração-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente - estudantes de escolas noturnas-
Título: dc.title“Agora somos nós que temos que correr atrás dos nossos sonhos” no adolescer na educação de jovens e adultos : migração de estudantes para o noturno em Mariana (MG).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.