Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Dayane Rouse Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19210 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008374 | - |
Descrição: dc.description | A experiência de leitura literária proporciona, de forma particular, a nossa formação humana, justamente pela possibilidade de dar sentido ao mundo e a nós mesmos. Assim sendo, os objetivos desse trabalho são: analisar o conceito de letramento literário; discutir os caminhos que contribuem para o processo de formação do leitor; e identificar como os contos de fadas contribuem para o letramento literário da criança. Para tanto, foi usada a metodologia revisão bibliográfica sobre a temática “letramento literário, leitura e contos de fadas”. O processo de formação do leitor inicia na primeira infância, envolve vários fatores, por ser uma construção contínua, e se desenvolve em vários espaços, dentro e fora da escola. Dentre os gêneros literários, os contos de fadas são capazes de envolver as crianças de maneira lúdica e fácil, provocando reflexões sobre o mundo ao seu redor. | - |
Descrição: dc.description | The literary Reading experience provides particularly our human formation, because of the possibility of giving sense to the world and to ourselves. Therefore, the aim of this work are: to analyze the concept of literary literacy, to discuss the ways that contribute to the reader’s formation process and to identify how fairy tales contribute to children’s literary literacy. The methodology of the bibliographic review was used about the theme “literary literacy, Reading and fairy tales”. The reader’s formation process begins in early childhood, involving several factors, as it is a continuous construction, and develops in various Spaces, inside and outside the school. Among the literary genres, fairy tales are able to envolve children in a playful and easy way, causing reflections about the world Around them. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contos de fadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fairy tales | - |
Título: dc.title | ''A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível'' : como os contos de fadas auxiliam no letramento literário. | - |
Título: dc.title | ''The only way to get the impossible is to believe that it is possible'' : how fairy tales assist in literary liter. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: