''A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível'' : como os contos de fadas auxiliam no letramento literário.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza, Dayane Rouse Neves-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Hércules Tolêdo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19210-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008374-
Descrição: dc.descriptionA experiência de leitura literária proporciona, de forma particular, a nossa formação humana, justamente pela possibilidade de dar sentido ao mundo e a nós mesmos. Assim sendo, os objetivos desse trabalho são: analisar o conceito de letramento literário; discutir os caminhos que contribuem para o processo de formação do leitor; e identificar como os contos de fadas contribuem para o letramento literário da criança. Para tanto, foi usada a metodologia revisão bibliográfica sobre a temática “letramento literário, leitura e contos de fadas”. O processo de formação do leitor inicia na primeira infância, envolve vários fatores, por ser uma construção contínua, e se desenvolve em vários espaços, dentro e fora da escola. Dentre os gêneros literários, os contos de fadas são capazes de envolver as crianças de maneira lúdica e fácil, provocando reflexões sobre o mundo ao seu redor.-
Descrição: dc.descriptionThe literary Reading experience provides particularly our human formation, because of the possibility of giving sense to the world and to ourselves. Therefore, the aim of this work are: to analyze the concept of literary literacy, to discuss the ways that contribute to the reader’s formation process and to identify how fairy tales contribute to children’s literary literacy. The methodology of the bibliographic review was used about the theme “literary literacy, Reading and fairy tales”. The reader’s formation process begins in early childhood, involving several factors, as it is a continuous construction, and develops in various Spaces, inside and outside the school. Among the literary genres, fairy tales are able to envolve children in a playful and easy way, causing reflections about the world Around them.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectContos de fadas-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literário-
Palavras-chave: dc.subjectFairy tales-
Título: dc.title''A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível'' : como os contos de fadas auxiliam no letramento literário.-
Título: dc.title''The only way to get the impossible is to believe that it is possible'' : how fairy tales assist in literary liter.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.