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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Senna, João Pinto Nelson de | - |
| Autor(es): dc.creator | Bedetti, Aline Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Savassi, Leonardo Cançado Monteiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17787 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6312 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008368 | - |
| Descrição: dc.description | Descreve-se a experiência de construção de um curso de extensão, autoinstrucional, na temática da Insufciência Cardíaca (IC), voltado para profssionais da Atenção Primária a Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro, a partir de de- manda do projeto extensionista “Brazilian Heart Insuffciency and Telemedicine” (BRAHIT). Constituiu-se um grupo multiprofs- sional de acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, profssionais da APS local e equipe de tecnologia da informação. Baseou-se nos referenciais teóricos de construção reversa, mapeamento de ações e na estratégia pedagó- gica das trilhas de aprendizado contextuais, centradas no saber-fazer. O planejamento envolveu reuniões on-line, e proces- sos de elaboração e validação do curso, que se deu por cardiologistas de referência para o componente da telemedicina do Projeto BRAHIT, vinculados ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), e por representantes da Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro, também partícipe do BRAHIT. Além do conteúdo, estrutura e desenvolvimento de padrões de navegação das três unidades do curso, foram elaborados e validados um fuxograma de tomada de decisões em IC, bem como guia de diagnóstico diferencial entre COVID-19 e IC, já em uso pelos profssionais de saúde do Rio de Janeiro, com fee- dback positivo destes. O curso aponta dilemas e desafos contextuais no cuidado dos pacientes com IC abordados na APS, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar na Educação Permanente, o que se refete nesta metodologia de produção, que ganhou novos contornos no contexto da pandemia de COVID-19, reforçando a importância da EaD e seu potencial de fornecer conteúdo adaptado às necessidades do aprendiz, especialmente no âmbito na APS. | - |
| Descrição: dc.description | We describe the experience of building a self-instructional extension course about Heart Failure (HF), focused at Pri- mary Health Care (PHC) professionals in the Municipality of Rio de Janeiro, demanded by the extension project “ Brazilian Heart Insuffciency and Telemedicine” (BRAHIT). It was built a multidisciplinary group of medical students from the Ouro Preto Federal University, local PHC professionals and the information technology team. It was based on the theoretical references of reverse construction, action mapping and in the pedagogical strategy of contextual learning paths, centered on know-how-to-do. The planning strategy involved online meetings, and course’s elaboration and validation processes, which was carried out by refer- ence cardiologists for the telemedicine component of the BRAHIT Project, linked to the National Institute of Cardiology, and by members of Rio de Janeiro Health Department, also a BRAHIT member. In addition to the content, structure and development of navigation patterns of the three units of the course, a decision-making fowchart in HF, as well as a guide for the differential diagnosis between COVID-19 and HF, already in use by Rio de Janeiro health professionals, were prepared and validated, with positive feedback from them. The course points out contextual dilemmas and challenges in the care of patients with HF ad- dressed in PHC, reinforcing the importance of a multidisciplinary approach in Permanent Education, which is refected in this pro- duction methodology, which has gained new contours in the context of the COVID-19 pandemic, reinforcing the importance of distance education and its potential to provide content adapted to the needs of the learner, especially in the context of PHC. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heart failure | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medical education | - |
| Título: dc.title | Experiência de elaboração de curso autoinstrucional sobre insuficiência cardíaca como educação permanente de profissionais da atenção primária à saúde. | - |
| Título: dc.title | Experience in elaboration of a self-instructional course on congestive heart failure for permanent education of primary healthcare professionals. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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