A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil : o caso Isaac no mundo das partículas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, João Felipe Viana de-
Autor(es): dc.creatorLima, Guilherme da Silva-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sheila Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17240-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1983-21172022240136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008335-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva analisar as ideias e conceitos científicos presentes na obra de divul- gação científica voltada para o público infantil “Isaac no Mundo das Partículas”, escrita por Elika Takimoto. Partimos das contribuições da psicologia histórico-cultural sobre os conceitos potenciais, espontâneos e científicos, buscando compreender as relações e formas de significação das ideias científicas apresentadas pela obra. Foram selecionados e analisados trechos do livro no qual conceitos científicos ou ideias-chave estavam presentes. A palavra foi considerada a unidade de análise e os resultados indicaram que o livro mobiliza diversas significações e estruturações lógico-abstratas (conceituais) para formalizar elaborações mais complexas e conceitos científicos. A análise dos conceitos: átomo, partícula e vácuo, indi- cou estratégias para a produção de sentido, que contemplaram a: contextualização, curiosi- dade, disputas argumentativas, uso de conceitos espontâneos, uso da história da ciência etc.-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo tuvo como objetivo analizar las ideas y conceptos científicos presentados en el libro de divulgación científica dirigido al público infantil Isaac no Mundo das Partículas, escrito por Elika Takimoto. Partimos de las aportaciones de la psicología histórico-cultu- ral sobre los conceptos potenciales, espontáneos y científicos, buscando comprender las relaciones y formas de significado de las ideas científicas presentadas en la obra. Se seleccio- naron y analizaron extractos del libro en los que había conceptos científicos o ideas clave. Se consideró la palabra como la unidad de análisis. Los resultados indicaron que el libro moviliza varios significados y estructuras lógico-abstractas (conceptuales) para formalizar elaboraciones más complejas y conceptos científicos. El análisis de los conceptos: átomo, partícula y vacío indicó estrategias para la producción de significado, que contemplaron: la contextualización, la curiosidad, las disputas argumentativas, el uso de conceptos espontá- neos, de la historia de la ciencia, etc.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/181>. Acesso em: 13 abr. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos científicos-
Título: dc.titleA apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil : o caso Isaac no mundo das partículas.-
Título: dc.titleLa presentación de conceptos en un libro de divulgación científica infantil : el caso de “Isaac no mundo das partículas”.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.