Entre imagens, objetos, experiências e mundos : as redes discursivas das artes ameríndias.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorArcuri, Marcia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19273-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008289-
Descrição: dc.descriptionEste ensaio tem como enfoque os processos curatoriais de exposições e de coleções das artes indígenas expressas na materialidade arqueológica, reflexão que pode ser construída a partir de uma multiplicidade de vetores analíticos. Como recorte, propomos analisar processos de curadoria de cinco exposições de peças arqueológicas pré-colombianas, organizadas em instituições brasileiras entre 2005 e 2023, cruzando três perspectivas de abordagem crítica: os acervos arqueológicos e etnográficos como produtos e produtores de colisões entre as histórias ocidentais e indígenas de longa duração; a arte indígena como expressão da tensão permanente entre ontologias e valores; o museu indígena, ou a indigenização do/no museu, como forma de resistência das alteridades possíveis. O objetivo da discussão é contribuir para o debate sobre os desafios futuros para a curadoria das coleções de arte ameríndia no Brasil, pela perspectiva da arqueologia.-
Descrição: dc.descriptionThis essay focuses on the curatorial processes of exhibitions and collections of indigenous arts expressed in the archaeological materiality, a discussion that may be addressed by several approaches. Our analysis will focus on the curatorial processes of five different exhibitions of Precolumbian archaeology which were organized in Brazil, between 2005 and 2023, crossing three perspectives of critical approach: understanding archaeological and ethnographic collections as generating forces, as well as products of the clashes between western and indigenous long-term histories; indigenous art as an expression of the permanent tension between ontologies and values; the indigenous museum, or the indigenization of/in the museum, as a form of resistance to possible alterities. The aim of the discussion is to contribute to the debate towards the challenges for curating Amerindian art collections in Brazil, from the perspective of archeology.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados pela Revista Modos estão sob uma Licença Creative Commons BY-ND. Fonte: Revista Modos <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/about> Acesso em: 01 nov. 2024"-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectArqueologia-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica indígena-
Título: dc.titleEntre imagens, objetos, experiências e mundos : as redes discursivas das artes ameríndias.-
Título: dc.titleAmong images, objects, worlds and experiences : the Amerindian arts’ discursive networks.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.