Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alves, Júlia Vasconcelos de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Waléria de | - |
Autor(es): dc.creator | Netto, Patrícia Ribeiro Rezende | - |
Autor(es): dc.creator | Godman, Brian | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do | - |
Autor(es): dc.creator | Vital, Wendel Coura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15865 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0047-2085000000322 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008242 | - |
Descrição: dc.description | Objective: The aim was to evaluate the prevalence and factors associated with anxiety disorders among university students of health sciences at Federal University of Ouro Preto, Brazil. Methods: A cross-sectional study between March to June 2019. Data were collected through a self-administered questionnaire including sociodemographic, academic, family and behavioral issues. The Beck Anxiety Inventory was used to assess anxiety. Estimates were obtained through the prevalence ratio and Poisson multivariate analysis. Results: Four hundred and ninety-three students participated with a mean age of 23.1 and predominantly women (79.9%). All students had some degree of anxiety, with the frequency of the severe, moderate and mild forms being 28.0%, 29.8% and 27.0%, respectively. The factors associated with anxiety included having suffered psychological and/or physical violence in childhood, having suicidal thoughts, having a deceased parent, living with parents, being dissatisfied with the course and being in the exam period. Conclusions: The prevalence of anxiety was high in our study and family problems prior to entering university seem to significantly influence the degree of anxiety, which may compromise the student’s academic and social performance. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: O objetivo foi avaliar a prevalência e os fatores associados aos transtornos de ansiedade em estudantes universitários de ciências da saúde da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil. Métodos: Estudo transversal, entre março e junho de 2019. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável, incluindo questões sociodemográficas, acadêmicas, familiares e comportamentais. O Inventário de Ansiedade de Beck foi usado para avaliar a ansiedade. As estimativas foram obtidas por meio da razão de prevalência e análise multivariada de Poisson. Resultados: Participaram 493 alunos com idade média de 23,1 anos e predominância do sexo feminino (79,9%). Todos os alunos apresenta- ram algum grau de ansiedade, sendo a frequência da forma grave, moderada e leve de 28,0%, 29,8% e 27,0%, respectivamente. Os fatores associados à ansiedade foram: ter sofrido violência psicológica e/ou física na infância, ter pensamentos suicidas, ter pai falecido, morar com os pais, ter insatisfação com o curso e estar em período de provas. Conclusões: A prevalência de ansiedade foi elevada em nosso estudo e os problemas familiares anteriores ao ingresso na universidade parecem influenciar significativamente no grau de ansiedade, podendo comprometer o desempenho acadêmico e social do discente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos mentais | - |
Título: dc.title | Prevalence and factors associated with anxiety among university students of health sciences in Brazil : findings and implications. | - |
Título: dc.title | Prevalência e fatores associados à ansiedade entre universitários de ciências da saúde no Brasil : achados e implicações. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: