Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Queiroz Neto, Exzolvildres | - |
Autor(es): dc.creator | Nazareth Junior, João Teixeira da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Gilson Batista de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20682 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.unemat.br/index.php/rbedrpp/article/view/13004/8803 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.30681/rbegdr.v3i1.13004 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008186 | - |
Descrição: dc.description | Esse artigo aborda temática emergente da conectividade significativa da internet: o problema do acesso à internet banda larga, a digitalização do espaço rural, a inclusão digital e o uso de plataformas digitais. O acesso à conectividade significativa tem grande potencial para viabilizar a inclusão digital e educacional de comunidades rurais e de agricultores familiares no espaço rural brasileiro e latino-americano O tema é complexo, pois envolve múltiplas demandas, desde o acesso à internet com conectividade significativa, os processos de produção, passando pelo tipo de modelo de assistência técnica e extensão rural, a educação e qualificação, desigualdade sociais e territoriais, isto é, uma realidade off-line multidisciplinar e desafiadora para as políticas públicas. Na contemporaneidade brasileira, os resultados do acesso à internet podem ser ambíguos, ao mesmo tempo em que ampliam oportunidades reforçam desigualdades persistentes no território devido às várias barreiras de entrada e de oferta de internet banda larga no espaço rural brasileiro. O trabalho apresenta dados iniciais de uma pesquisa em curso a partir de revisão bibliográfica, tem por eixo a conectividade significativa e por objetivo suscitar reflexões da dimensão da inclusão digital no espaço rural. | - |
Descrição: dc.description | This paper addresses an emerging theme of significant internet connectivity: the problem of access to broadband internet, the digitalization of rural areas, digital inclusion and the use of digital platforms. Access to significant connectivity has great potential to enable the digital and educational inclusion of rural communities and family farmers in rural areas in Brazil and Latin America. The theme is complex, as it involves multiple demands, from access to internet with significant connectivity, production processes, the type of technical assistance and rural extension model, education and qualification, social and territorial inequalities, that is, a multidisciplinary and challenging offline reality for public policies. In contemporary Brazil, the results of internet access can be ambiguous, while expanding opportunities reinforce persistent inequalities in the territory due to the various barriers to entry and provision of broadband internet in rural areas in Brazil. The paper presents initial data from an ongoing research project based on a bibliographic review, focusing on meaningful connectivity and aiming to raise reflections on the dimension of digital inclusion in rural areas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade digital | - |
Título: dc.title | Análise em perspectiva para além da conectividade significativa da internet : a realidade off-line no espaço rural brasileiro e latino-americano com foco nas lacunas de acesso, educação e inclusão digital. | - |
Título: dc.title | Perspective analysis beyond the significant internet connectivity : the off-line reality in the Brazilian and Latin American rural areas with a focus on gaps in access, education and digital inclusion. | - |
Título: dc.title | Análisis en perspectiva más allá de la conectividad significativa de internet : la realidad offline en el espacio rural brasileño y latinoamericano con enfoque en las brechas de acceso, educación e inclusión digital. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: