Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bonolo, Palmira de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor | Márliere, Cláudia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Bearzoti, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mônica Viegas | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Camilo Adalton Mariano da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Mariana Cristina Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Mariana Cristina Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6524 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008148 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O Programa Bolsa Família (PBF) representa, atualmente, a principal política do governo federal para combater a pobreza e promover a inclusão social das famílias beneficiárias, permitindo acesso aos direitos sociais básicos de saúde e educação. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar o impacto do PBF sobre o estado nutricional de crianças cadastradas no município de Ouro Preto – MG e de explorar o tema impacto do PBF nos indicadores educacionais por meio de uma revisão sistemática (RS) da literatura. Com delineamento longitudinal e retrospectivo, o estudo foi realizado a partir dos dados de fonte secundária coletada no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania referente ao estado nutricional e características familiares de crianças de zero a sete anos. O cálculo amostral foi determinado com base no total de crianças ativas no PBF durante segundo semestre do ano de 2013 com seleção aleatória. Para determinação do escore z para índices antropométricos foi utilizado o software WHO ANTHRO versão 3.2.2 e WHO ANTHRO PLUS versão 1.0.4. Utilizou-se o modelo de regressão linear de modelos mistos para avaliar a mudança do estado nutricional em relação ao tempo de recebimento do benefício. Realizou-se uma revisão sistemática com inclusão de 12 estudos relacionados à freqüência, evasão, abandono, desempenho escolar e os resultados foram organizados para nível de aluno ou escola. Os resultados do estudo teste (piloto) apontam mudança significativa (p ≤ 0,05) em direção a eutrofia do estado nutricional com diminuição do peso para idade (β = -0,0009 e p = 0,0162). Para a revisão sistemática, a escala Donw and Black apontou planejamento metodológico acima de 60% para todos os estudos. Os estudos com impactos positivos para o PBF prevaleceram no indicador freqüência escolar para nível aluno e para nível escola prevaleceu o impacto sobre o abandono. Os achados indicam que a metodologia proposta para avaliar o estado nutricional de crianças cadastradas no PBF reflete resultados alcançados pelo PBF em termos de impacto ou efeito. Além disso, os dados da RS apontam resultados com impactos positivos nos quesitos diretamente associados à condicionalidade do PBF, ou seja, a freqüência escolar e oportunizam a análise estatística para melhor síntese das estimativas dos indicadores. Entretanto, é imprescindível a melhoria dos registros do PBF a nível municipal para permitir a longitudinalidade na avaliação de resultados. | - |
Descrição: dc.description | The Bolsa Família Program (BFP) is currently the main policy of the federal government to fight poverty and promote social inclusion of the beneficiary families, allowing access to basic social rights, such as health and education. This research aimed to evaluate the impact of the BFP on the nutritional status of children enrolled in the city of Ouro Preto – MG, and explore the impact of the BFP on education indicators by a systematic review (SR) of literature. With a longitudinal retrospective design, the study was conducted from secondary data collected in the Food and Nutrition Surveillance System (SISVAN) and in the Municipal Secretariat of Social Development, Housing and Citizenship, regarding the nutritional status and family characteristics of children from birth to seven years old. The sample calculation was based on the total active children in the BFP during the second semester of 2013 with a random selection. For the determination of the z score for anthropometric índices, the softwares WHO ANTHRO, version 3.2.2, and WHO ANTHRO PLUS, version 1.0.4, were used. The mixed-model linear regression was used to evaluate the change in nutritional status, in relation to the time of receipt of the benefit. A systematic review was conducted, with the inclusion of 12 studies related to attendance, evasion, abandonment, school performance, and the results were organized for the level student or school. The results of the test study (pilot) showed a significant change (p ≤ 0.05) towards an eutrophic nutritional status, with a decrease in weight for age (β = -0.0009 and p = 0.0162). For the systematic review, the Down and Black scale pointed to a methodological planning above 60% for all studies. Studies with positive impacts for the BFP prevailed in the indicator school attendance for the level student and, for the level school, the impact on abandonment prevailed. The findings indicate that the methodology proposed to evaluate the nutritional status of children enrolled in the BFP shows the results achieved by the BFP in terms of impact or effect. Additionally, data from the SR indicate results with positive impacts on the items directly associated with the compliance of the BFP, that is, school attendance, and nurtured a statistical analysis for a better summarization of the estimates of indicators. However, it is essential to improve the records of the BFP at the municipal level to allow a longitudinality in the evaluation of results. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Bolsa Família - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de avaliação nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de riscos de saúde | - |
Título: dc.title | Impacto do Programa Bolsa Família : avaliação do estado nutricional de crianças e revisão sistemática da condicionalidade educação, Ouro Preto, MG, 2015. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: