Estudos linguísticos e desenvolvimento da consciencia fonológica : para a prática de professores alfabetizadores.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOnofre, Leaci Vieira-
Autor(es): dc.creatorLages, Rita Cristina Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19636-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024261-277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008108-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa teórica sobre a interferência dos conhecimentos linguísticos, mais exatamente, daqueles sobre consciência fonológica, nas práticas de professoras alfabetizadoras. A análise se orienta, principalmente, pelos aportes teórico-epistemológicos do campo da alfabetização e letramento, a saber: conhecimentos linguísticos das relações grafema e fonema (Cagliari, 1993); fonética e fonologia na formação do professor alfabetizador (Soares, 2020a, 2020b, 2020c); mediação e intervenção do professor (Adams, 2006). A metodologia se constituiu em uma revisão bibliográfica que buscou destacar, além dos principais teóricos do campo, pesquisas de mestrado e doutorado, dentre outras, que se dedicaram à temática. Os resultados destacam a importância e interferência positiva dos conhecimentos linguísticos (fonética, fonologia) da professora alfabetizadora em suas práticas de ensino.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo presenta los resultados de una investigación teórica sobre la interferencia del conocimiento linguístico, más exactamente, aquellos sobre la conciencia fonológica, en las prácticas de los alfabetizadores. El análisis se guía principalmente por las contribuciones teórico-epistemológicas del campo de la alfabetización a saber: conocimiento linguístico de las relaciones entre grafemas y fonemas (Cagliari, 1993); fonética y fonología en la formación del alfabetizador (Soares, 2020a, 2020b, 2020c); mediación e intervención del profesor (Adams, 2006). La metodología consistió en una revisión bibliográfica que buscó destacar, además de los principales teóricos del campo, la investigación de maestría y doctorado, entre otros, que se dedicaron al tema. Los resultados resaltan la importancia y la interferencia positiva del conocimiento linguístico (fonética, fonología) de la alfabetizadora en sus practices docentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Poiésis permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5399>. Acesso em: 20 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos linguísticos-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência fonológica-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleEstudos linguísticos e desenvolvimento da consciencia fonológica : para a prática de professores alfabetizadores.-
Título: dc.titleEstudios linguísticos y desarrollo de la conciencia fonológica : contribuciones a la práctica de los alfabetizadores.-
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