Coordenação motora com bola desenvolvida através do ensino sistematizado da capacidade de jogo.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBatista, Kaísa Aparecida Campos-
Autor(es): dc.creatorSilva, César Milagres da-
Autor(es): dc.creatorPinto, Kelerson Mauro de Castro-
Autor(es): dc.creatorVelten, Marcella de Castro Campos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Siomara Aparecida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19666-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.12957/sustinere.2023.61082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008103-
Descrição: dc.descriptionA educação física escolar carece de estruturação de seus conteúdos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da prática estruturada no ensino dos jogos para o desenvolvimento da coordenação com bola. A amostra foi composta por 326 escolares, divididos aleatoriamente em grupos controle (GC) e grupos experimental (GE) nos diversos anos da educação básica. Para medir a coordenação com bola utilizou-se do TECOBOL (teste de coordenação motora com bola) nos momentos pré e pós-intervenção. Houve 20 aulas de intervenção nos grupos experimentais com conteúdo sistematizado e estruturas, de observação nos grupos controle. Para a analisar as diferenças entre grupos e momentos utilizou-se teste t para amostra independentes, e entre os momentos de cada grupo utilizou-se o teste t para amostras pareadas. O Tamanho do Efeito foi calculado pelo dm de Cohen. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nos dois momentos. O tamanho do efeito da prática estruturada se apresentou mais efetiva nos grupos experimentais, principalmente nos últimos anos da escola básica, aos 15 anos. Houve uma tendência de aumento da correlação da coordenação com bola e a idade com a prática continuada. A prática estruturada apresenta ganhos mais efetivos do que a prática sem um prévio planejamento.-
Descrição: dc.descriptionSchool physical education lacks the structuring of its contents. In this sense, its objective was analyzed the effect of structured practice in the teaching of games for the development of coordination with the ball. The sample consisted of 326 students, randomly divided into control groups (CG) and experimental groups (EG) in the various years of basic education. To measure coordination with the ball, TECOBOL (ball coordination test) was used in the pre- and post- intervention moments. There were 20 intervention classes in the experimental groups with systematized content and structures, observation in the control groups. To analyze how differences between groups and moments were used, the t-test for independent samples was used, and between the moments of each group, the t-test for paired samples was used. The Effect Size was balanced by Cohen's dm. No significant differences were found between the groups at both times. The size of the effect of structured practice is more effective in experimental groups, especially in the years of elementary school, at age 15. There was a tendency to increase the correlation between coordination with the ball and age with continued practice. Structured practice has more effective gains than practice without prior planning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação motora-
Palavras-chave: dc.subjectEstruturação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Título: dc.titleCoordenação motora com bola desenvolvida através do ensino sistematizado da capacidade de jogo.-
Título: dc.titleEffect of structuring the practice of motor coordination on school physical education in basic education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.