
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paula, Pedro Francisco de Paulo e | - |
| Autor(es): dc.creator | Jorge, Kelly Oliva | - |
| Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19530 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-011 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008090 | - |
| Descrição: dc.description | Ao longo da trajetória de evolução da humanidade, as escolas têm-se destacado enquanto um espaço privilegiado para promoção de inúmeras ações, dentre elas, recentemente, tem se tornado recorrente as ações voltadas para a saúde bucal. Diante do exposto, acredita-se que ao se aproximar das instituições de ensino por meio de pesquisa sob as mais diferentes perspectivas, pode-se contribuir tanto para desvelar as potencialidades quanto as fragilidades que permeiam o processo de ensino e de aprendizagem, principalmente, voltado para aspectos que contemplem a promoção da saúde e melhor qualidade de vida dos educandos. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em refletir sobre como a temática da saúde bucal é abordada por educadores que lidam com crianças nos anos iniciais da educação básica, cujas escolas situam-se em um município localizado no interior do estado de Minas Gerais. Para tal, nesta investigação de cunho eminentemente qualitativo, procedeu-se uma pesquisa documental por meio dos Livros de registro de professores junto às dez escolas pertencentes à rede municipal de ensino e que atendem tal faixa etária escolar. Assim, procedeu-se a análise dos Livros de registro de professores de 10 turmas de 1º ano e de 10 turmas de 2º ano. Foi escolhido aleatoriamente uma turma de 1º ano e uma turma de 2º ano por instituição, buscando-se proceder a análise dos documentos das referidas turmas e que foram preenchidos pelas docentes que atuaram no ano letivo de 2023.Evidenciou-se através desta pesquisa que, a escola se trata de um espaço dinâmico, que pode contribuir em termos de promoção da saúde bucal e melhoria da qualidade de vida das crianças. No entanto, pode-se também evidenciar que, muitos educadores deixam de explorar tais potencialidades deste espaço por se sentirem inseguros ou por terem poucos conhecimentos em termos de formação para abordarem tal temática de forma mais efetiva em suas respectivas salas de aula. | - |
| Descrição: dc.description | Throughout the trajectory of humanity's evolution, schools have stood out as a privileged space for promoting countless actions, among which, recently, actions aimed at oral health have become recurrent. In view of the above, it is believed that by approaching educational institutions through research from the most different perspectives, one can contribute to both revealing the potentialities and weaknesses that permeate the teaching and learning process, mainly aimed at for aspects that include health promotion and better quality of life for students. In this sense, the main objective of this research was to reflect on how the topic of oral health is approached by educators who deal with children in the early years of basic education, whose schools are located in a municipality located in the interior of the state of Minas Gerais. To this end, in this eminently qualitative investigation, documentary research was carried out using teacher registration books at the ten schools belonging to the municipal education network and serving this school age group. Thus, the teacher record books of 10 1st year classes and 10 2nd year classes were analyzed. One 1st year class and one 2nd year class per institution were randomly chosen, seeking to analyze the documents from the aforementioned classes and which were completed by teachers who worked in the 2023 academic year. It was evident through this research that, School is a dynamic space that can contribute to promoting oral health and improving children's quality of life. However, it can also be seen that many educators fail to explore the potential of this space because they feel insecure or have little knowledge in terms of training to address this topic more effectively in their respective classrooms. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autores de trabalhos publicados no periódico Caderno Pedagógico mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno Pedagógico <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3359>. Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde bucal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Título: dc.title | Saúde bucal de crianças : tecendo reflexões a partir da sala de aula dos anos iniciais da educação básica. | - |
| Título: dc.title | Children's oral health : weaving reflections from the classroom in the early years of basic education. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: