
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Maria Isabel Antunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marcelo Loures dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16265 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11863 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008083 | - |
| Descrição: dc.description | A Psicologia como ciência vincula-se a cada tempo/espaço em que produz e reproduz suas referências teóricas e práticas. Nesse sentido, pode-se dizer que sua presença na discussão sobre a oferta escolar para os povos campesinos traz as marcas da disputa entre os projetos de escola, de campo e de sociedade em cada período histórico. O objetivo deste artigo é identificar e discutir as produções acadêmicas que articulam a Psicologia com a Educação Rural e com a Educação do Campo. Para o desenvolvimento do trabalho, buscou-se referências em artigos publicados na plataforma SciELO e na base de dissertações e teses da CAPES. Na sistematização e análise do material, observa-se que, entre outros resultados obtidos, os psicólogos vêm se preocupando em adaptar e/ou recriar teorias para dialogar com as questões educacionais no campo, e que, na atualidade, os sujeitos campesinos têm assumido a autoria da produção de pesquisas, sinalizando para um protagonismo na produção do conhecimento sobre suas vidas. Como conclusão, considerou-se que os dados obtidos sinalizam a presença do diálogo com marcos teóricos considerados como críticos na Psicologia, além da emergência de novas possibilidades teóricas, como a formulação da perspectiva das Representações Sociais em Movimento. | - |
| Descrição: dc.description | Psychology, as a science, is linked to each time/place where it produces and reproduces its theoretical and practical references. In that sense, it can be said that its presence in the discussion about providing schools to peasant populations carries the marks of the dispute between the projects of school, countryside and society in each period of history. This article is an effort to identify and discuss the academic productions that articulate Psychology with Countryside Education and Rural Education. For the development of the research, references were sought in papers from the SciELO platform and the database of CAPES' dissertations and theses. During the stage of systematization and analysis of the material, it can be observed that, among other results obtained, Psychologists have been concerned with adapting and/or recreating theories to interact with educational issues in the countryside, and that, these days, peasant individuals have taken over the authorship of the research produced, playing a leading role in the production of knowledge about their lives. As a conclusion, the data obtained seem to point to the presence of the interaction with theoretical frameworks considered as critical in Psychology, as well as the emergence of new theoretical possibilities such as the formulation of the perspective of Social Representations in Motion. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este conteúdo utiliza a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License Open Access. This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais em movimento | - |
| Título: dc.title | Educação do campo e psicologia : possibilidades e limites de diálogos comprometidos com a luta por direitos. | - |
| Título: dc.title | Countryside education and psychology : possibilities and limitations of dialogs engaged in the fight for rights. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: