Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Francisco Ângelo-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Kristianne Lina-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8979-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n1.2935-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008061-
Descrição: dc.descriptionEste é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura-se mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Em seguida, uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática é delineada. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectAção política-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectRealidades colaterais-
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridade-
Título: dc.titleProposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.