A escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão : desafios para a Escola de Bento Rodrigues.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHunzicker, Adriane Cristina de Melo-
Autor(es): dc.creatorRocha, Maria Isabel Antunes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marcelo Loures dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16254-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/21879#:~:text=Resumo,se%20em%20um%20contexto%20campesino.-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.21879-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008006-
Descrição: dc.descriptionO artigo analisa as repercussões do rompimento da Barragem de Fundão no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização da Escola Municipal Bento Rodrigues, partindo da compreensão de que esta situa- se em um contexto campesino. Neste sentido, referencia-se na matriz da Educação do Campo e em autores que trabalham com o conceito de território. Como fonte de dados, faz uso de entrevistas realizadas com professores e lideranças da comunidade. Nas conclusões, reafirma que a escola vivencia ainda um processo de desterritorialização, ao mesmo tempo que alerta sobre os desafios a serem vivenciados na dinâmica da reterritorialização a ser realizada no reassentamento da comunidade em nova área.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the repercussions of Fundão Dam collapse in the process of territorialization, deterritorialization and reterritorialization of Bento Rodrigues Municipal School, considering that the school is situated in a rural area. In this sense, the research is referenced in the field of Rural Education and in authors who work with the concept of territory. As data source, it uses interviews with teachers and community leaders. The conclusions demonstrated that the school is still experiencing a process of deterritorialization. At the same time, it warns of the challenges to be experienced in the dynamics of reterritorialization to be carried out in the resettlement of the community in a new area.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Título: dc.titleA escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão : desafios para a Escola de Bento Rodrigues.-
Título: dc.titleThe school as a factor of deterritorialization of the peoples affected by the Fundão Dam break : challenges for the Bento Rodrigues School.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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