Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Correa, Regina Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10405 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1QrAwN-8Rb7xDyhMSLa9VrO8fMBHAF6Fp/view | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007972 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar concepções acerca dos processos de alfabetização e letramento de cinco professoras de Ouro Preto – MG que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em 2013. De abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos públicos, questionários e entrevistas; e teve como referencial teórico os seguintes autores: Albuquerque e Morais (2006), Ferreira e Leal (2006), Ferreiro e Teberosky (1986), Morais (2006, 2012), e Soares (2004, 2014, 2016). A análise dos dados apontou algumas dificuldades em conceituar letramento, citar atividades relacionadas a ele, e a priorização de uma das facetas do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: a alfabetização. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação da professora alfabetizadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização e letramento | - |
Título: dc.title | O PNAIC em Ouro Preto : a voz das professoras alfabetizadoras. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: