Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Sebastião Aparecido de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007936 | - |
Descrição: dc.description | The present article introduces perspectives for investigating Mathematics Education in Higher Education based on qualitative research that analyzed the potential contributions of Mathematical Modeling assignments about population growth for Differential Equations learning. Participants were students in the Mathematics Degree program at a private university in the interior of the Brazilian state of Minas Gerais, enrolled in a Differential Equations course taught remotely because of the Covid-19 pandemic. Based on the results, the Modeling assignments contributed to re- signifying concepts and applications of Ordinary Differential Equations and developing a critical perspective among future Mathematics teachers, mainly about issues such as citizenship, social inequality, and the social role of Mathematics itself. We aimed at seeking future perspectives for investigations about Mathematics Education in Higher Education based on the aforementioned contributions. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta perspectivas para investigações em Educação Matemática no Ensino Superior, a partir de uma pesquisa qualitativa que analisou potenciais contribuições de atividades de Modelagem Matemática relacionadas ao crescimento populacional para a aprendizagem de Equações Diferenciais. Os participantes foram alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade particular no interior do estado brasileiro de Minas Gerais, matriculados na disciplina Equações Diferenciais, ministrada remotamente devido à pandemia mundial de Covid-19. Os resultados apontam que as atividades de Modelagem contribuíram para uma ressignificação de conceitos e aplicações de Equações Diferenciais Ordinárias e para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica nos futuros professores de Matemática, especialmente, em relação a questões como cidadania, desigualdade social e papel social da própria Matemática. A partir de tais contribuições, buscamos perspectivar futuras investigações em Educação Matemática no Ensino Superior. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1888>. Acesso em: 27 jun. 2023. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational and social-critical perspectives | - |
Título: dc.title | Perspectives for mathematics education in higher education from research on modeling in differential equations teaching. | - |
Título: dc.title | Perspectivas para a educação matemática no ensino superior a partir da pesquisa sobre modelagem no ensino de equações. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: