Perspectives for mathematics education in higher education from research on modeling in differential equations teaching.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Sebastião Aparecido de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17169-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007936-
Descrição: dc.descriptionThe present article introduces perspectives for investigating Mathematics Education in Higher Education based on qualitative research that analyzed the potential contributions of Mathematical Modeling assignments about population growth for Differential Equations learning. Participants were students in the Mathematics Degree program at a private university in the interior of the Brazilian state of Minas Gerais, enrolled in a Differential Equations course taught remotely because of the Covid-19 pandemic. Based on the results, the Modeling assignments contributed to re- signifying concepts and applications of Ordinary Differential Equations and developing a critical perspective among future Mathematics teachers, mainly about issues such as citizenship, social inequality, and the social role of Mathematics itself. We aimed at seeking future perspectives for investigations about Mathematics Education in Higher Education based on the aforementioned contributions.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta perspectivas para investigações em Educação Matemática no Ensino Superior, a partir de uma pesquisa qualitativa que analisou potenciais contribuições de atividades de Modelagem Matemática relacionadas ao crescimento populacional para a aprendizagem de Equações Diferenciais. Os participantes foram alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade particular no interior do estado brasileiro de Minas Gerais, matriculados na disciplina Equações Diferenciais, ministrada remotamente devido à pandemia mundial de Covid-19. Os resultados apontam que as atividades de Modelagem contribuíram para uma ressignificação de conceitos e aplicações de Equações Diferenciais Ordinárias e para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica nos futuros professores de Matemática, especialmente, em relação a questões como cidadania, desigualdade social e papel social da própria Matemática. A partir de tais contribuições, buscamos perspectivar futuras investigações em Educação Matemática no Ensino Superior.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1888>. Acesso em: 27 jun. 2023.-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling-
Palavras-chave: dc.subjectEducational and social-critical perspectives-
Título: dc.titlePerspectives for mathematics education in higher education from research on modeling in differential equations teaching.-
Título: dc.titlePerspectivas para a educação matemática no ensino superior a partir da pesquisa sobre modelagem no ensino de equações.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.