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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Laranjeira, Rómina de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Paula Cristina de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Laranjeira, Rómina de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Paula Cristina de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Daniela Mara de | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Leandra Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Rafaella Martins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19328 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007925 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa que faz uma análise em relação à correção de erros ortográficos de textos de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, em termos teóricos, apoia-se nos pressupostos de aquisição da língua escrita (Ferreiro; Teberosk, 2007; Soares, 2020); do desenvolvimento da escrita e da alfabetização (Rojo, 2006; Soares, 2021; Ferreiro; Teberosky, 2007; Morais, 2002; 2012; Cagliari, 2002; Lemle, 2011) e da ortografia, bem como seu ensino e correção (Morais, 2002; Morais; Almeida, 2022; Cagliari, 2022; Dolz; Gagnon; Decândio, 2010; Bortoni-Ricardo, 2006). Tais perspectivas foram adotadas a fim de compreender a relação entre os cursos e os profissionais de Pedagogia e Letras, tendo em vista que ambos ensinam a Língua Portuguesa em diferentes momentos da escolarização. Ademais, analisa-se também, diante de outros estudos (Serafini, 1989; Ruiz, 1998; Gasparotto; Menegassi, 2013), as práticas de correção dos textos dos alunos do 6o ano. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da cidade de Belo Horizonte-MG, com dois professores regentes de Língua Portuguesa. A geração de dados incluiu também textos de seus respectivos alunos, de modo a conhecer as escritas estudantis e o processo de correção das produções textuais de alunos de duas turmas do 6o ano. Os resultados apontam para uma prática do ensino de ortografia não sistematizado, compreendendo que essa habilidade pode ser ensinada concomitantemente a outros conteúdos. Além disso, em relação aos alunos, não foram encontrados casos de alunos que ainda não estejam com a alfabetização consolidada, evidenciando bons indicativos. A respeito da relação entre pedagogas e profissionais de Letras, observou-se, diante das respostas dos professores, pouca proximidade e diálogo entre as áreas, apesar de serem afins. | - |
Descrição: dc.description | This research is a case study of a qualitative nature that analyzes the correction of spelling errors in texts by students in the 6th year of Elementary School II. Therefore, in theoretical terms, it is based on the assumptions of written language acquisition (Ferreiro; Teberosky, 2007; Soares, 2020); the development of writing and literacy (Rojo, 2006; Soares, 2021; Ferreiro Teberosky, 2007; Morais, 2002; 2012; Cagliari, 2002; Lemle, 2011) and spelling, as well as its teaching and correction (Morais, 2002; Morais; Almeida, 2022; Cagliari, 2022; Dolz; Gagnon; Decândio, 2010; Bortoni-Ricardo, 2006). These perspectives were adopted to understand the relationship between the courses and Pedagogy and Literature professionals, considering that both teach the Portuguese language at different moments of schooling. Additionally, given other studies (Serafini, 1989; Ruiz, 1998; Gasparotto; Menegassi, 2013), the practices of correcting texts of 6th-year students are also analyzed. The field research was carried out in a school in the city of Belo Horizonte-MG, with two Portuguese language teachers. The data also included texts from their respective students to understand student writing and the process of correcting the textual productions of students from two 6th-year classes. The results point to a practice of teaching spelling that is not systematized, understanding that this skill can be taught concomitantly with other content. Furthermore, regarding students, there were no cases found of students who did not yet have consolidated literacy skills, showing good indicators. Regarding the relationship between pedagogues and Literature professionals, it was observed, due to the teachers' responses, little proximity and dialogue between the areas, despite being related. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/11/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português - escrita | - |
Título: dc.title | A escrita de alunos do 6º ano : uma investigação sobre erros ortográficos e práticas de correção docente. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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