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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Paula Cristina Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Pedro Guilherme Rocha dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Paula Cristina Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Pedro Guilherme Rocha dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcelo Loures dos | - |
Autor(es): dc.contributor | França, Elaine Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Marina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Luan Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007904 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa “Práticas Educativas, Metodologias de Ensino, Aprendizagem e Tecnologias da Educação” e teve como objetivo compreender como a abordagem de Questões Sociocientíficas pode contribuir para o desenvolvimento da conscientização sociopolítica de estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental no contexto da Educação em Ciências. Inspirados na pedagogia freiriana, argumentamos que a conscientização sociopolítica envolve a capacidade de reconhecer as contradições, analisar e questionar as relações de poder e as estruturas sociais, políticas e econômicas que impactam a vida dos indivíduos e de suas comunidades, impulsionando uma ação informada para sua transformação. A motivação teórica para essa pesquisa surgiu da ausência de estudos que explorem a conscientização sociopolítica no contexto das Questões Sociocientíficas. A literatura da área tem se concentrado na descrição das ações ativistas dos estudantes e em suas percepções sobre essas práticas, sem aprofundar os processos formativos que as antecedem. A fase de coleta de dados foi realizadoa ao longo de seis meses, em 2022, em uma escola privada, acompanhando todas as aulas de Ciências de uma turma do 7o ano composta por 17 estudantes. A pesquisa, de perspectiva etnográfica, adotou uma análise microetnográfica do discurso, enfocando as práticas e os conhecimentos culturais construídos discursivamente pelo grupo social estudado. Os dados foram construídos por meio de observação participante, registros em caderno de campo, gravações em áudio e vídeo das aulas e coleta de artefatos produzidos pelos estudantes no âmbito das sequências didáticas desenvolvidas. A análise foi estruturada em dois níveis complementares. No nível macroscópico, investigamos a trajetória do grupo, identificando momentos de desenvolvimento da conscientização sociopolítica e do ativismo. Nesse percurso, mapeamos quatro eventos centrais, incluindo um telling case, que se destacou por sua expressividade e potencial revelador. No nível microscópico, examinamos as interações discursivas, buscando compreender (i) de que forma os estudantes construíram significados sobre o ativismo estudantil e (ii) como ocorreu o processo de desenvolvimento da conscientização sociopolítica. Quanto à compreensão dos estudantes sobre o ativismo, os dados indicaram sua construção a partir de quatro dimensões principais identificadas na literatura: a coletividade, a fundamentação em investigação, a democrática e negociada. Além disso, o ativismo foi amplamente associado à justiça social, com ênfase na redução das desigualdades sociais. No que se refere à conscientização sociopolítica, os resultados mostraram um processo progressivo e não linear, marcado por transições entre consciência transitiva ingênua e crítica. A percepção dos estudantes oscilou entre uma visão centrada na responsabilização individual e reflexões críticas, tensionadas por debates que problematizaram estruturas macroeconômicas e políticas. Nesse movimento, emergiram sinais de uma consciência crítica, construída coletivamente a partir do confronto de diferentes perspectivas. O trânsito entre um olhar macroestrutural e soluções simplistas demonstrou a complexidade desse processo, revelando que a evolução da consciência ocorre por meio da (re)construção contínua de significados. Nossos resultados apontam para duas direções na interface entre Questões Sociocientíficas e conscientização sociopolítica. Primeiro, essa abordagem amplia a compreensão dos estudantes sobre o ativismo e seu papel na sociedade. Segundo, quando inseridas em um contexto dialógico e problematizador, as Questões Sociocientíficas desempenham um papel essencial no avanço da conscientização sociopolítica, especialmente no reconhecimento das assimetrias de poder na sociedade. Sendo a mediação pedagógica, tanto do docente quanto dos materiais didáticos, e o espaço para o debate fatores decisivos para impulsionar esse movimento. | - |
Descrição: dc.description | This doctoral thesis is part of the Graduate Program in Education, within the research line “Educational Practices, Teaching Methodologies, Learning, and Educational Technologies”. It aimed to understand how the approach to Socioscientific Issues can contribute to the development of seventh-grade students’ sociopolitical awareness in the context of Science Education. Inspired by Freirean theory, we argue that sociopolitical awareness involves the ability to recognize, analyze, and question power relations and social, political, and economic structures that impact individuals’ lives and their communities, fostering informed action for transformation. The theoretical motivation for this research emerged from the lack of studies exploring sociopolitical awareness in the context of Socioscientific Issues. The literature in the field has focused on describing students’ activist actions and their perceptions of these practices, without delving into the formative processes that precede them. The study was conducted over six months in 2022 in a private school, following all Science classes of a seventh-grade class comprising 17 students. The research, adopting an ethnographic perspective, employed a microethnographic discourse analysis, focusing on the discursively constructed cultural practices and knowledge of the studied social group. Data were collected through participant observation, field notes, audio and video recordings of the classes, and the collection of artifacts produced by the students during the didactic sequences. The analysis was structured into two complementary levels. At the macroscopic level, we investigated the group's trajectory, identifying moments of sociopolitical awareness development and activism. In this process, we mapped four key events, including a telling case, which stood out for its expressiveness and revealing potential. At the microscopic level, we examined discursive interactions to understand (i) how students constructed meanings about student activism and (ii) how the process of sociopolitical awareness development unfolded. Regarding students' understanding of activism, the data indicated its construction based on four main dimensions identified in the literature: collectivity, research-based grounding, democratic and negotiated nature. Additionally, activism was largely associated with social justice, emphasizing the reduction of social inequalities. As for sociopolitical awareness, the results revealed a progressive and non-linear process, with transitions between naïve and critical transitive consciousness. Students’ perceptions fluctuated between a naïve view, focused on individual accountability, and more critical reflections, which were fuelled by debates that challenged their assumptions and led to the questioning of macroeconomic and political structures. Within this process, signs of a critical transitive consciousness began to emerge, collectively constructed through the confrontation of differing perspectives. The movement between a macrostructural view and simplistic solutions demonstrated the complexity of this process, revealing that the evolution of consciousness occurs through the continuous (re)construction of meanings. Our findings point to two key aspects in the interface between Socioscientific Issues and sociopolitical awareness. First, this approach broadens students’ understanding of activism and their role in society. Second, when embedded in a dialogical and problematizing context, Socioscientific Issues play a crucial role in advancing sociopolitical awareness, particularly in recognizing power asymmetries in society. Pedagogical mediation - both by the teacher and educational materials - and the space for debate were decisive factors in driving this process forward. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ativismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - ciências - ensino fundamental | - |
Título: dc.title | A conscientização sociopolítica para o desenvolvimento do ativismo de estudantes do 7º ano do ensino fundamental na abordagem de questões sociocientíficas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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