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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Small, Daniele Ávila | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Raquel Castro de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Cristiane Moreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19896 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007836 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | No presente trabalho, dediquei-me a realizar um estudo sobre os procedimentos de criação da palestra-performance a fim de compreender como componentes como o corpo-território, o corpo-bandeira, a parresía, a escrevivência e a cena expandida contribuem no fortalecimento dos discursos críticos de mulheres artistas. Como objetos de observação para o estudo desses componentes, assisti às palestras-performances Descolonizando o conhecimento, de Grada Kilomba; Stabat Mater, de Janaina Leite; Curadoria, de Any Luz Correa Orozco; e Um Museu vivo de memórias pequenas e esquecidas, de Joana Craveiro. O estudo dos componentes desses trabalhos teve como objetivo principal a realização da análise de duas palestras-performances sobre luto materno, produzidas por artistas mineiras, e que tiveram como método de criação a etnografia e a autoetnografia: Queremos que o Estado pare de matar menino, de Nina Caetano, que estreou em Belo Horizonte (MG) em 2018 e denuncia o extermínio da juventude negra, pobre e periférica executado, principalmente, pelo Estado, e QUADRA 16, de minha criação, Cris Moreira, resultado prático desta pesquisa, concebida durante a escrita desta dissertação, que estreou em abril de 2024, também em Belo Horizonte (MG) e que aborda o luto não reconhecido de mães que perderam filhos recém- nascidos. | - |
| Descrição: dc.description | In this work, I focused on a study of the creative process of the lecture-performance in order to understand how components such as the body-territory, the body-flag, parresía, escrevivência and the expanded scene contribute to strengthening the critical discourses of women artists. As objects of observation for the study of these components, I attended the lecture-performances Descolonizando o conhecimento, by Grada Kilomba; Stabat Mater, by Janaina Leite; Curadoria, by Any Luz Correa Orozco; and Um Museu vivo de memórias pequenas e esquecidas, by Joana Craveiro. The main objective of studying the components of these works was to analyze two lecture-performances on maternal mourning, produced by artists from Minas Gerais, whose method of creation was ethnography and autoethnography: Queremos que o Estado parar de matar menino, by Nina Caetano, which premiered in Belo Horizonte (MG) in 2018 and denounces the extermination of black, poor and peripheral youth carried out mainly by the State, and QUADRA 16, by my creation, Cris Moreira, a practical result of this research, conceived during the writing of this dissertation, which premiered in April 2024, also in Belo Horizonte (MG) and which addresses the unacknowledged mourning of mothers who have lost newborn children. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palestra-performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoetnografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Luto materno | - |
| Título: dc.title | Paletras-performances sobre o luto : feminismos e escritas de si em obras de artistas brasileiras. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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