A formação do regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história.

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Autor(es): dc.creatorAraújo, Valdei Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11576-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.22456/1983-201X.66436-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007823-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo analiso como a acomodação da historiografia em um regime de autonomia marcado por modelos avaliativos metrificáveis afasta o campo de suas origens disciplinares no século XIX e do desenvolvimento profissional processado ao longo do século XX. Entendo por “regime de autonomia” o arranjo de forças históricas que possibilita um determinado discurso ganhar individualidade e diferenciar-se no tecido de enunciações disponíveis em época e lugar definidos. Um “regime” é a forma de descrevermos como a interação dessas forças afeta e configura o discurso, em especial a relação entre os vetores autor, leitor, circulação, linguagens, conceitos e médias. A hipótese aqui desenvolvida é que um “regime de autonomia avaliativo”, comum a outras esferas da ciência moderna, tem transformado a historiografia e o historiador contemporâneo, celebrando um perfil de alta especialização, baixa relevância e comunicabilidade social que coloca em risco a capacidade deste profissional colaborar para a diversificação das formas de experiência histórica-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Anos 90 estão sob licença Creative Commons que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Fonte: Anos 90 <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/about/editorialPolicies#custom-0>. Acesso em: 23 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Título: dc.titleA formação do regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história.-
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