Elaboração e aplicação de RPG didático como proposta para o ensino de biomas brasileiros.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoelho, Ingrid Miranda de Abreu-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13694-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007813-
Descrição: dc.descriptionOs jogos didáticos são uma ferramenta de ensino capaz de promover o desenvolvimento da criatividade, autonomia e trabalho em grupo. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de elaboração e aplicação de um RPG didático, intitulado “Ataque à Torre dos Biomas”, como uma proposta para o ensino de biomas brasileiros. Para a criação do jogo, foram mescladas as características do RPG de mesa e da aventura solo. Além disso, foram utilizados os princípios do engajamento disciplinar produtivo na construção da aventura. O jogo foi aplicado em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. Na coleta de dados, foram utilizados caderno de campo, gravação de áudio e entrevistas. A análise dos dados buscou evidências da promoção do engajamento disciplinar produtivo baseada na análise microgenética. Os resultados mostram que o jogo funcionou como um bom mediador entre o conteúdo e os alunos, auxiliou no desenvolvimento das habilidades intrínsecas no ato de jogar e foi possível perceber indícios de engajamento disciplinar produtivo dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionDidactic games are a teaching tool capable of promoting the development of creativity, autonomy, and teamwork. The goal of this paper is to present the process of elaboration and application of a didactic RPG, entitled “Ataque à Torre dos Biomas” as a proposal to teach Brazilian biomes. The game was created with a mix of the table RPG and solo adventures. Principles of productive disciplinary engagement were also used when building the adventure. The game was applied on a 6° grade and to collect data were used field notebook, audio recordings, and interviews. The analysis of data searched for evidences of promoting productive disciplinary engagement based on micro genetic analysis. The result shows that the game worked as a mediator between the subject and the students, helping to develop intrinsic skills to the act of playing and it is possible to perceive evidences of productive disciplinary engagement of students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Eletrônica Ludus Scientiae permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1827>. Acesso em: 21 maio 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectJogos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ecologia-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento disciplinar produtivo-
Título: dc.titleElaboração e aplicação de RPG didático como proposta para o ensino de biomas brasileiros.-
Título: dc.titleElaboration and application of didactic RPG as a proposal for the teaching of Brazilian biomes.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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