Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16146 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1678-460X202149397 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007743 | - |
Descrição: dc.description | Ao focalizar o métier do professor, verifi ca-se que, para concretizar o real da atividade, esse profi ssional usa e ensina a linguagem. Ocorre que, muitas vezes, ele pode encontrar difi culdade na execução de tarefas cotidianas por não ter se apropriado de gêneros do discurso inerentes a seu fazer. Imerso nas temáticas de linguagem e formação docente (Bakhtin, 2011; Rojo, 2015; Kleiman, 2008), este estudo busca inventariar os gêneros do discurso que constituem o trabalho do professor nos quatro níveis de ensino e refletir sobre a importância desses textos na concretização do fazer docente. A pesquisa se justifi ca pelo potencial que tem de contribuir para as discussões sobre os currículos de formação do professor, considerando a necessidade de se (re)conhecer o relevante papel desses gêneros do discurso em sua prática. A partir de um levantamento empírico, foi possível inventariar os gêneros utilizados no exercício da docência e organizá-los em quatro funções discursivas: atividade rotineira, comunicação interpessoal, planejamento e documentação. | - |
Descrição: dc.description | When focusing on the teacher’s metier, it appears that, in order to perform the real of the activity this professional uses and teaches language. It happens that, many times, he may fi nd diffi culties in performing daily tasks due to the fact that he may not have appropriated discourse genres inherent to his doing. Immersed in the themes of language and teacher training (Bakhtin, 2011; Rojo, 2015; Kleiman, 2008), this study seeks to inventory the discourse genres that constitute the teacher’s work at the four levels of education and refl ect on the importance of these texts to the concreteness of the teacher’s working. The research is justifi ed by the potential it has to contribute to the discussions about teacher education curricula, considering the need to recognize the relevant role of these discourse genres in practice. From the empirical research, it was possible to inventory the genres used in teaching practices and organize them in four discoursive functions: routine activity, interpersonal communication, planning and documentation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This content is under a Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use and distribution, provided the original author and source are credited. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inventário de gêneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso docente | - |
Título: dc.title | Os gêneros do métier docente : a linguagem como instrumentalização do trabalho do professor. | - |
Título: dc.title | Teachers’ metier genres : language as a teachers’ work instrumentalization. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: