Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Igor Henrique da | - |
Autor(es): dc.creator | Becker, Lenice Kappes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19673 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/64021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007645 | - |
Descrição: dc.description | Visando promover a saúde e a qualidade de vida através do exercício físico, o projeto de extensão Fitness Pró – Modalidades de Ginástica, da Escola de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferece aulas gratuitas conduzidas por discentes de EF. Com a suspensão das atividades presenciais em 2020 devido à pandemia de COVID-19, o projeto adaptou-se ao formato remoto, mantendo as atividades através das redes sociais. Em 2024, o projeto adota um modelo híbrido, oferecendo treinamentos presenciais e online. Este artigo compara as diferenças, semelhanças, facilidades, dificuldades, vantagens e desvantagens percebidas pelos discentes extensionistas nos formatos remoto e presencial. A pesquisa quali-quantitativa foi realizada com um questionário estruturado aplicado a 11 discentes que ministraram aulas nos dois formatos. O papel da extensão universitária (EU) é reforçado como um espaço de aprendizado e primeira atuação prática para os discentes. Os resultados indicam que, apesar das particularidades e desafios de cada formato, tanto o presencial quanto o remoto são eficazes na promoção da saúde através do exercício físico. O presencial destaca-se pela interação social e contato humano, enquanto o remoto oferece maior flexibilidade de horários e alcance geográfico. A ação extensionista contribui significativamente para a capacitação dos discentes na área da ginástica coletiva e para a promoção da saúde dos alunos tanto no formato remoto como no presencial. | - |
Descrição: dc.description | Aiming to promote health and quality of life through physical exercise, the extension project Fitness Pró – Gymnastics Modalities from the School of Physical Education at the Federal University of Ouro Preto offers free classes conducted by Physical Education students. With the suspension of in-person activities in 2020 due to the COVID-19 pandemic, the project was adapted to a remote format, maintaining its activities through social media. In 2024, the project adopts a hybrid model, offering both in-person and online training sessions. This paper compares the differences, similarities, advantages, and disadvantages perceived by students in both remote and in-person formats. A qualitative-quantitative research approach was used, submitting a structured questionnaire to 11 students who taught in both formats. The role of university extension is emphasized as a learning space and a first practical experience for undergraduate students. Results indicate that, despite the particularities and challenges of each format, both in-person and remote formats are effective in promoting health through physical exercise. The in-person format stands out for social interaction and human contact, while the remote format offers greater flexibility of schedule and geographic reach. The extension action significantly contributes to the training of students in the field of group gymnastics and to the promotion of health for the participants in both remote and in-person formats. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ginástica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Título: dc.title | A extensão universitária, a ginástica coletiva e a promoção da saúde : interfaces entre o ensino-treinamento remoto e presencial. | - |
Título: dc.title | University extension, group gymnastics, and health promotion : interfaces between remote and in-person training. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: