Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
Autor(es): dc.contributorSantos, Sérgio Ricardo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007624-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation focuses on research about the sound-musical work, developed in the show O Pão ea Pedra (2016) by Companhia do Latão. This is a piece in which it is possible to notice a very present aesthetic-political work, whose central theme is the universe of work, related to Greve do ABC Paulista, in São Bernardo do Campo -SP IN 1979, also about coordinate changes politics of the time, and as questions of class struggle. Just as Bertolt Brecht applied the aesthetics of Epic Theater / dialect in his shows in the 20th century, such as narrative resources, choirs, music, estrangement, among others, I make a parallel of how these powerful resources are reflected in the work of the CIA of Brass. Thinking mainly about how sound design and music, important matrices of the epic scene, appear with an aesthetic, reflective bias, and for a principle of criticism of the contradictions in this show. And also, in this sense, I present some of the differences in sound-musical application in O Pão ea Pedra (2016), not only worked as a pure aesthetic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectBertolt Brecht-
Título: dc.titleMusicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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