Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Alex Beigui de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Alex Beigui de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007624 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation focuses on research about the sound-musical work, developed in the show O Pão ea Pedra (2016) by Companhia do Latão. This is a piece in which it is possible to notice a very present aesthetic-political work, whose central theme is the universe of work, related to Greve do ABC Paulista, in São Bernardo do Campo -SP IN 1979, also about coordinate changes politics of the time, and as questions of class struggle. Just as Bertolt Brecht applied the aesthetics of Epic Theater / dialect in his shows in the 20th century, such as narrative resources, choirs, music, estrangement, among others, I make a parallel of how these powerful resources are reflected in the work of the CIA of Brass. Thinking mainly about how sound design and music, important matrices of the epic scene, appear with an aesthetic, reflective bias, and for a principle of criticism of the contradictions in this show. And also, in this sense, I present some of the differences in sound-musical application in O Pão ea Pedra (2016), not only worked as a pure aesthetic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bertolt Brecht | - |
Título: dc.title | Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: