
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Eliziê Frans de Castro | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1359 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007607 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo identificar, apresentar e analisar práticas avaliativas em Matemática realizadas na Educação de Jovens e Adultos pautadas nos pressupostos atuais de avaliação para essa modalidade de ensino. Para tanto, identificou-se uma escola que possui em sua proposta pedagógica a perspectiva de avaliação desejada e após a autorização de seus educadores, acompanhou-se as práticas avaliativas em Matemática realizadas na Educação de Jovens e Adultos dessa instituição. A pesquisa de abordagem qualitativa de estudo de caso utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevista semiaberta com professores, observação, questionários aplicados aos alunos e análise de documentos: registro de cadernos e provas de Matemática, diário de campo e ficha de avaliação de alunos com o objetivo de permitir a análise das práticas avaliativas em Matemática. Após a análise dos dados levantados foi possível identificar uma prática avaliativa baseada em valores tais como dialogicidade, autonomia, coletividade, flexibilidade e inovação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede Municipal de Belo Horizonte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas avaliativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Práticas avaliativas em Matemática na educação de jovens e adultos : relato de uma experiência diferenciada. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: