Dados abertos na pesquisa em educação em ciências : perspectivas, desafios e possibilidades.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Nathália Helena Azevedo-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19994-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007582-
Descrição: dc.descriptionNeste editorial apresentamos as perspectivas de ciência aberta adotada pelo periódico dando destaque para as práticas de dados abertos e dados compartilhados. A disponibilização de dados de pesquisa pode aprimorar a transparência, a colaboração, a reprodutibilidade, a replicação, o reuso e o enriquecimento da produção científica no campo da Educação em Ciências. Por isso, neste editorial, trazemos novas perspectivas à temática com base em nossos aprendizados ao longo de 2023 na implementação de uma editoria de dados, a qual detalhamos o trabalho em um fluxograma. Além disso, abordamos algumas das possíveis implicações do compartilhamento ético de dados na área e relatamos alguns dos frutos das interações entre nossa equipe editorial, pessoas autoras e a comunidade acadêmica envolvida nas discussões sobre ciência aberta e sintetizamos os caminhos que temos trilhado nessa seara.-
Descrição: dc.descriptionIn this editorial, we present the open science perspectives adopted by the Ensaio journal, emphasizing open data practices and shared data. The availability of research data can improve transparency, collaboration, reproducibility, replication, reuse, and enrichment of scientific production in Science Education. We offer new perspectives on the topic based on our experiences throughout 2023 in implementing a Data Editorship, whose work we detail in a flowchart. Furthermore, we address some of the possible implications of ethical data sharing in the field and report on some of the outcomes of the interactions between our editorial team, authors, and the academic community involved in discussions on open science by summarizing the paths we have taken in this sphere.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectCiência aberta-
Palavras-chave: dc.subjectDados abertos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciências-
Título: dc.titleDados abertos na pesquisa em educação em ciências : perspectivas, desafios e possibilidades.-
Título: dc.titleOpen data in science education research : perspectives, challenges, and possibilities.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.