Teatro-educação na escola pública municipal Manauara : corpo, imaginário e protagonismo dos estudantes dos anos iniciais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDulci, Luciana Crivellari-
Autor(es): dc.contributorPozzetti, Gislaine Regina-
Autor(es): dc.contributorDulci, Luciana Crivellari-
Autor(es): dc.contributorSantos, Eneila Almeida dos-
Autor(es): dc.contributorBortolini, Neide das Graças de Souza-
Autor(es): dc.contributorPozzetti, Gislaine Regina-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, José Iran Lamego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007559-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste estudo de caso, a partir de pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias, é fazer um retrospecto geral do embasamento teórico e metodológico do projeto Teatro-Educação na Escola e de seu principal instrumento, a metodologia Liberdade de Expressão, projeto da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, e confrontá-lo com bibliografias atuais do teatro e da educação. A importância desta investigação teatral e educacional se baseia na reflexão sobre dois momentos desse projeto teatro-educativo quanto aos processos corpóreos-cognitivos infantojuvenil: a formação docente-discente na linguagem artística teatral, pontuando os elementos centrais de investigação do projeto quanto ao corpo, ao imaginário e ao protagonismo voltado para a perspectivas do estudante do ensino Fundamental I; e num segundo momento, sobre como o projeto Teatro-Educação na Escola poderia ser na atualidade, com a nova infância da era da convergência digital inserida nos novos contextos familiares, pedagógicos, econômicos, sociais, culturais.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this case study, based on bibliographic research of primary and secondary sources, is to provide a general overview of the theoretical and methodological basis of the “Theatre-Education at School” project and its main instrument, the “Freedom of Expression” methodology, of the Municipal Secretariat of Education of Manaus and compare it with current bibliographies of theater and education. The importance of this theatrical and educational investigation is based on reflection on two moments of this theater-educational project regarding the corporeal-cognitive processes of children and young people: teacher-student training in theatrical artistic language, highlighting the central elements of the project's investigation regarding the body, the imaginary and protagonism focused on the perspective of the Elementary School I student; and secondly, about how the Theater-Education at School project could be today, with the new childhood of the era of digital convergence inserted in new family, pedagogical, economic, social and cultural contexts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectArtes cênicas e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro e crianças-
Título: dc.titleTeatro-educação na escola pública municipal Manauara : corpo, imaginário e protagonismo dos estudantes dos anos iniciais.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.