Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dulci, Luciana Crivellari | - |
Autor(es): dc.contributor | Pozzetti, Gislaine Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Dulci, Luciana Crivellari | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eneila Almeida dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolini, Neide das Graças de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Pozzetti, Gislaine Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, José Iran Lamego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007559 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A proposta deste estudo de caso, a partir de pesquisa bibliográfica de fontes primárias e secundárias, é fazer um retrospecto geral do embasamento teórico e metodológico do projeto Teatro-Educação na Escola e de seu principal instrumento, a metodologia Liberdade de Expressão, projeto da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, e confrontá-lo com bibliografias atuais do teatro e da educação. A importância desta investigação teatral e educacional se baseia na reflexão sobre dois momentos desse projeto teatro-educativo quanto aos processos corpóreos-cognitivos infantojuvenil: a formação docente-discente na linguagem artística teatral, pontuando os elementos centrais de investigação do projeto quanto ao corpo, ao imaginário e ao protagonismo voltado para a perspectivas do estudante do ensino Fundamental I; e num segundo momento, sobre como o projeto Teatro-Educação na Escola poderia ser na atualidade, com a nova infância da era da convergência digital inserida nos novos contextos familiares, pedagógicos, econômicos, sociais, culturais. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this case study, based on bibliographic research of primary and secondary sources, is to provide a general overview of the theoretical and methodological basis of the “Theatre-Education at School” project and its main instrument, the “Freedom of Expression” methodology, of the Municipal Secretariat of Education of Manaus and compare it with current bibliographies of theater and education. The importance of this theatrical and educational investigation is based on reflection on two moments of this theater-educational project regarding the corporeal-cognitive processes of children and young people: teacher-student training in theatrical artistic language, highlighting the central elements of the project's investigation regarding the body, the imaginary and protagonism focused on the perspective of the Elementary School I student; and secondly, about how the Theater-Education at School project could be today, with the new childhood of the era of digital convergence inserted in new family, pedagogical, economic, social and cultural contexts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas e crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro e crianças | - |
Título: dc.title | Teatro-educação na escola pública municipal Manauara : corpo, imaginário e protagonismo dos estudantes dos anos iniciais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: