Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Ana Maria Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11559 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22169/revint.v13i28.1381 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007551 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem por objetivo refletir sobre a discussão em torno do desenvolvimento profissional docente em consonância com as metas e ações de formação e condições de exercício profissional, trazidas pelo novo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024 – Lei 13.005/2015). O artigo focaliza o atual PNE, bem como algumas das dificuldades que o tem caracterizado, apenas, como uma carta de intenções naquilo a que se propõe principalmente no que toca aos desafios de colaboração entre os entes federativos da República Federativa do Brasil. | - |
Descrição: dc.description | The following paper aims to reflect on the discussion on teacher professional development aligned with the goals and training activities and professional practice conditions brought by the new National Education Plan (PNE 2014-2024 – Lei 13.005/2015). It focuses on the current PNE, as well as some of its peculiar difficulties due to that fact that it is considered only as a letter of intent in its proposal, especially regarding the collaboration challenges among the Brazilian states. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revinter permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1361>. Acesso em: 23 out. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração federativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development of teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal collaboration | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento profissional docente e O PNE (2014-2024). | - |
Título: dc.title | Teacher professional development and the National Education Plan (PNE) (2014-2024). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: