
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
| Autor(es): dc.creator | Teodoro, Regiane de Fátima | - |
| Autor(es): dc.creator | Jorge, Liliane dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19562 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.14681 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007493 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo discute relações entre famílias e duas creches públicas, com uma metodologia que englobou entrevistas com mães usuárias das duas creches. Os resultados mostram que as mães das camadas médias concebiam a creche como um local de preparação (instrucional e pedagógica) para a carreira escolar. E, na ótica das mães das camadas populares, as creches eram espaços de brincadeira e de um “continuar a ser criança” em locais que garantisse o seu cuidado e proteção. Constatou-se a existência de uma acentuada divisão social e cultural que modulou as percepções das mães sobre a instituição pública e a educação infantil. | - |
| Descrição: dc.description | The article discusses relationships between families and two public daycare centers, using a methodology that included interviews with mothers who use the two daycare centers. The results show that middle class mothers conceived the day care center as a place of preparation (instructional and pedagogical) for a school career. And, from the perspective of mothers from the lower classes, day care centers were spaces for playing and for “continuing to be a child” in places that guaranteed their care and protection. It was verified the existence of a marked social and cultural division that modulated the mothers' perceptions about the public institution and early childhood education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista de Educação Pública permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-NC-SA)). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5864>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação família-escola | - |
| Título: dc.title | Creches públicas e a educação da criança : o que querem as famílias? | - |
| Título: dc.title | Public day care centers and early childhood education : what do families want? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: