Creches públicas e a educação da criança : o que querem as famílias?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.creatorTeodoro, Regiane de Fátima-
Autor(es): dc.creatorJorge, Liliane dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19562-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.29286/rep.v32ijan/dez.14681-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007493-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute relações entre famílias e duas creches públicas, com uma metodologia que englobou entrevistas com mães usuárias das duas creches. Os resultados mostram que as mães das camadas médias concebiam a creche como um local de preparação (instrucional e pedagógica) para a carreira escolar. E, na ótica das mães das camadas populares, as creches eram espaços de brincadeira e de um “continuar a ser criança” em locais que garantisse o seu cuidado e proteção. Constatou-se a existência de uma acentuada divisão social e cultural que modulou as percepções das mães sobre a instituição pública e a educação infantil.-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses relationships between families and two public daycare centers, using a methodology that included interviews with mothers who use the two daycare centers. The results show that middle class mothers conceived the day care center as a place of preparation (instructional and pedagogical) for a school career. And, from the perspective of mothers from the lower classes, day care centers were spaces for playing and for “continuing to be a child” in places that guaranteed their care and protection. It was verified the existence of a marked social and cultural division that modulated the mothers' perceptions about the public institution and early childhood education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista de Educação Pública permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original (CC BY-NC-SA)). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5864>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectRelação família-escola-
Título: dc.titleCreches públicas e a educação da criança : o que querem as famílias?-
Título: dc.titlePublic day care centers and early childhood education : what do families want?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.