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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Soares, Raíssa Caroline de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20777 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.XXXX | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007442 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Curriculum materials incorporate resources that help teachers expand what they know and build teaching knowledge. This implies that such materials can also enable Mathematics undergraduate students to build knowledge of Mathematics and its teaching. Objective: Identify and discuss resources of integrative curriculum materials that induce professional teaching knowledge in Mathematics. Design: Document analysis. Setting and participants: Discussion based on the analysis of a Teacher’s Manuals of curriculum materials that did not involve participants as research collaborators. Data collection and analysis: This section included reading guidelines in the introductory part of the Teacher’s Manuals, the teaching projects incorporated therein, and the corresponding guidelines for implementation in class, considering the concept of curriculum integration as a theoretical reference. Results: The weakness is evident in terms of explaining the difference between the disciplinary and integrative organisation, as well as the concept of interdisciplinarity and the variation in mathematical representations and degree of complexity of tasks that can be categorised, increasing or decreasing according to students’ level of learning. Conclusions: The Teacher’s Manuals incorporates resources that enhance mathematics teaching degree students’ learning, but its weaknesses must be critically evaluated and problematised, which is also a learning process. | - |
| Descrição: dc.description | Contexto: Materiais curriculares incorporam recursos que colaboram para professores ampliarem o que sabem e construir conhecimentos em relação à docência. Isso implica considerar que tais materiais também podem possibilitar estudantes de Licenciatura em Matemática a construir conhecimentos sobre a Matemática e seu ensino. Objetivo: Identificar e discutir recursos de um material curricular integrador que induzem o conhecimento profissional docente em Matemática. Design: Análise documental. Ambiente e participantes: Discussão baseada na análise de um Manual do Professor de material curricular que não envolveu participantes como colaboradores de pesquisa. Coleta e análise de dados: Leitura de orientações na parte introdutória do Manual do Professor, dos projetos de ensino nele incorporados e das orientações correspondentes para a implementação em aula, considerando o conceito de integração curricular como referencial teórico. Resultados: Evidencia-se a fragilidade quanto à explicitação da diferença da organização disciplinar para a integradora, como ao conceito de interdisciplinaridade, e a variação das representações matemáticas e ao grau de complexidade das tarefas que podem ser categorizadas, aumentando ou diminuindo de acordo o nível de aprendizado dos estudantes. Conclusões: O Manual do Professor incorpora recursos que potencializam o processo de aprendizagem de Licenciandos em Matemática, mas requer avaliação crítica e problematização de suas fragilidades, sendo a discussão destas, também, um processo de aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum integration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum materials | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher learning | - |
| Título: dc.title | Analysis of resources in an integrative curriculum material that fosters professional teaching knowledge in mathematics. | - |
| Título: dc.title | Análise de recursos em um material curricular integrador que induzem ao conhecimento profissional docente em matemática. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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