
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Martins, Marileny Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007431 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais. | - |
| Descrição: dc.description | The present paper has as purpose to analyze the potential of an extension course for the professional development of teachers and future mathematics teachers in an inclusive perspective. This study, of qualitative nature, is a cutting of a masterresearch´s, and it is inserted in the field of Teacher Education for Inclusive Mathematics Education and involved: observation, questionnaire, field journal, tape and video records from the meetings and produced by the participants involved like as sources of the datas production. The results show that, the extension course, as well as raising awareness in the participants with relation to the inclusive mathematics, contributed to mobilization of knowledge related to the teaching of mathematics of the students with visual impairments both in relation to the mathematical content and its didactics and related to the organization of the class and production of materials. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática Debate estão sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY-ND) que permite o compartilhamento do trabalho em qualquer suporte ou formato com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem modificação no original. Fonte: Revista Educação Matemática Debate <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
| Título: dc.title | Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: