Educação escolar na comunidade Quilombola da Pontinha (MG) : entre histórias e memória de docentes.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorNunes, Celia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Shirley Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Lorene dos-
Autor(es): dc.creatorVale, Ricardo Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007388-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa procura desvelar a educação escolar ofertada pela Escola Municipal Dr. Teófilo Nascimento, localizada na Comunidade Quilombola da Pontinha, em Paraopeba/MG por meio de histórias e memórias de seis professores(as) que ali atuam e/ou atuaram, bem como por documentos e observações realizadas em visitas à comunidade. Ela se embasa na literatura relativa à Educação Escolar Quilombola e se desenvolveu como um estudo exploratório de abordagem qualitativa. A Educação Escolar Quilombola é um antigo anseio do movimento negro brasileiro. Contudo, questões políticas e históricas tornam-se obstáculos para a efetivação dessa modalidade de ensino. Assim, discutir esta temática é lançar luz a grupos invisibilizados e excluídos em diversas dimensões da vida social, partindo do reconhecimento da Educação como direito de todos. Mais que isso, é direito de todos o acesso a uma Educação pública, gratuita e de qualidade, na qual a diversidade seja valorizada. . Neste estudo, a coleta de informações e a produção de dados se deu por meio de observações realizadas na comunidade e na escola, bem como de entrevistas semiestruturadas e da análise de documentos. Os resultados evidenciam que a criação de mecanismos legais (Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola) não é suficiente para garantir a efetivação dessa modalidade de ensino. As falas dos(as) entrevistados(as) desvelam, entre outros tópicos, a compreensão de que ser quilombola é ser negro(a) e ter que lutar (pelo território, por respeito, para manter sua cultura), mas, por outro lado, também trazem indícios de que eles(as) valorizam uma escola “que não deixa a dever” em relação à da cidade. Tudo isso corrobora a tese de que o silenciamento e a invisibilidade foram/são tão profundos que é preciso que a própria comunidade resgate sua identidade quilombola, especialmente, com as novas gerações, e que perceba que pensar em uma Educação Escolar Quilombola é valorizar sua própria cultura. Em paralelo, pensando na Educação Escolar ofertada pela escola da Pontinha, fica evidente a necessidade de maior apoio governamental no sentido de ofertar e garantir uma formação continuada que represente os anseios dos(as) docentes e que os(as) apoie tanto em seu desenvolvimento profissional quanto na promoção de estratégias que possam aproximar escola e comunidade em torno de sua cultura e tradições, de seu valor e de sua herança.-
Descrição: dc.descriptionQuilombola School Education is a desire of the Brazilian black movement. However, political and historical issues become obstacles to the implementation of this teaching modality. Thus, to discuss the topic is to acknowledge Education as a right and perhaps, especially, as the prerogative of invisible and excluded groups in different dimensions of social life. In this study, the school education offered by the Dr. Teófilo Nascimento Municipal School, located in the Quilombola da Pontinha Community, in Paraopeba/MG, is approached through stories and memories of six teachers who work and/or worked there, as well as well as documents and observations made during visits to the community. It is based on the literature relating to Quilombola School Education and was developed as an exploratory study with a qualitative approach. Information collection and data production took place through observations carried out in the community and at school, semi-structured interviews and document analysis. The results show that the creation of legal mechanisms (Guidelines for Quilombola School Education) is not sufficient to guarantee the implementation of this type of teaching. The interviewees' statements reveal, among other things, the understanding that being a quilombola means being black and having to fight (for the territory, for respect, to maintain their culture), but, on the other hand, provide evidence that they value a school 'that doesn't fall short' in relation to the city's. All of this corroborates the thesis that the process of silencing and invisibility are so profound that it is necessary for the community itself to rescue its quilombola identity, especially among the new generations, and to realize that thinking about a quilombola school education is valuing its own culture. At the same time, thinking about the school education offered by the Pontinha school, the need for greater government support is evident in order to offer and guarantee continued training that represents the desires of teachers and that supports them both in their professional development as quilombola teachers and in promoting strategies that can bring schools and communities closer together around their culture and traditions, their value and their heritage. One possibility raised from the analysis of literature in the area was the creation of a network of quilombola communities and, more specifically, quilombola schools, in which successful experiences, as well as problems and challenges, could be shared.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar quilombola-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombos - Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais - Minas Gerais - história-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Título: dc.titleEducação escolar na comunidade Quilombola da Pontinha (MG) : entre histórias e memória de docentes.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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