A pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorViana, Bárbara Mariane Martinez-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sarah Eliane de Matos-
Autor(es): dc.creatorPraça, Patrícia Viotti Leite-
Autor(es): dc.creatorTavares, Juliana Carvalho-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Francisco Ângelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15350-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.3895/actio.v6n2.14130-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007371-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como interesse analisar aspectos sociotécnicos da pandemia da COVID-19 por meio da descrição de associações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Considerando o cenário pandêmico causado pelo vírus SARS-CoV-2, este estudo se apoia no método de análise da teoria ator-rede, com interesse em questões relacionadas à educação sociocientífica. Para a construção desse estudo, foram elencadas, cronologicamente, as principais ações de combate à COVID-19 no Brasil, no período de janeiro a abril de 2020 e, a partir da análise sobre humanos e não humanos, foi traçada uma rede que evidencia as ações e relações do Ministério da Saúde. Como resultado, vimos as mobilizações que o vírus SARS-CoV-2 provocou em vários campos, como o político, o social, o científico e o tecnológico. A análise de todo esse contexto evidenciou como as conexões de entidades humanas e não humanas vêm gerando novas realidades e diversas incertezas para o futuro. Por meio desta análise pretende-se incentivar a produção de novas intervenções e práticas no ensino de ciências, direcionadas para as necessidades e interesses da sociedade diante do contexto de crises provocado pela pandemia da COVID-19.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Ator-Rede-
Palavras-chave: dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA-
Título: dc.titleA pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.