
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Viana, Bárbara Mariane Martinez | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Sarah Eliane de Matos | - |
| Autor(es): dc.creator | Praça, Patrícia Viotti Leite | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Juliana Carvalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
| Autor(es): dc.creator | Coutinho, Francisco Ângelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15350 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3895/actio.v6n2.14130 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007371 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem como interesse analisar aspectos sociotécnicos da pandemia da COVID-19 por meio da descrição de associações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Considerando o cenário pandêmico causado pelo vírus SARS-CoV-2, este estudo se apoia no método de análise da teoria ator-rede, com interesse em questões relacionadas à educação sociocientífica. Para a construção desse estudo, foram elencadas, cronologicamente, as principais ações de combate à COVID-19 no Brasil, no período de janeiro a abril de 2020 e, a partir da análise sobre humanos e não humanos, foi traçada uma rede que evidencia as ações e relações do Ministério da Saúde. Como resultado, vimos as mobilizações que o vírus SARS-CoV-2 provocou em vários campos, como o político, o social, o científico e o tecnológico. A análise de todo esse contexto evidenciou como as conexões de entidades humanas e não humanas vêm gerando novas realidades e diversas incertezas para o futuro. Por meio desta análise pretende-se incentivar a produção de novas intervenções e práticas no ensino de ciências, direcionadas para as necessidades e interesses da sociedade diante do contexto de crises provocado pela pandemia da COVID-19. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria Ator-Rede | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA | - |
| Título: dc.title | A pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: