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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Viana, Maria Rita Drumond | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, Maria Rita Drumond | - |
Autor(es): dc.contributor | Lagos, Larissa Ceres Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Rigonato, Alessandra Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Maria Eduarda dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19339 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007349 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo explorar e analisar as representações das relações familiares afetadas por situações de violência. Foram selecionadas duas obras literárias escritas por autoras irlandesas: O encontro (2008) de Anne Enright e O milagre (2018) de Emma Donoghue. As obras ilustram épocas distintas e demonstrar as dinâmicas interacionais que se adaptam às transformações sociais. Mudanças que acompanham os impactos da brutalidade e as diferentes formas pelas quais os sujeitos lidam com a agressão proveniente de um ambiente percebido como um lugar de violência. Ao avaliar a incidência de violência em ambientes íntimos e privados, podemos afirmar que se trata de circunstâncias ocultas. Conforme representados nos livros, é possível identificar com clareza como o sentimento de culpa pode ser transferido para a vítima. Gerando um ciclo em que o trauma se repete, isso contribui para a representação de uma vítima desprezada que não se reconhece assim. E um trauma não assimilado resulta em uma vítima que não consegue elaborar sua dor e seu trauma, e o processo contínuo de superar é impedido; suas vozes são silenciadas por suas dores. As narradoras reencenam e preenchem os vazios das histórias de indivíduos injuriados. As consequências dos traumas afetam tanto as vítimas quanto aqueles que reconhecem seu sofrimento, a curto e longo prazo. A memória e o testemunho podem manifestar a sua importância no trauma de um indivíduo de maneira distinta. Veronica sente o ímpeto de reencenar e completar as lacunas de sua história passada ao lado de seu irmão, compreender o passado é entender o trauma e sua motivação para ter se matado, representa também a importância de reconstituir o passado para superá-lo. Anna, pela narração de Lib, demonstra enquanto criança, não possui conhecimento e nem acolhimento suficiente para compreender sua experiência como um ato de brutalidade cometido por seu próprio irmão. Ambas as vítimas possuem além da experiência de agressão, uma propensão a episódios de automutilação, que também são manifestos de forma única, refletindo o contexto social, geográfico e cultural que estão inseridos. As formas com que a família pode ser perpetradora de circunstâncias brutais e como isso se relaciona à realidade da Irlanda, em que houve uma epidemia de escândalos sexuais com sujeitos menores de idade. A discussão é tecida ao considerar as singulares tradições e peculiaridades da sociedade irlandesa. Construindo o texto a partir de teorias de especialistas nas áreas discutidas, foram utilizados os conceitos dos seguintes pesquisadores: Caruth (1996), Harte (2013) e Costello-Sullivan (2018), García Gutiérrez (2008), Halbwachs (1990), Roudinesco (2013) e Giddens (1993), dentre vários outros pesquisadores que colaboraram com a discussão apresentada neste texto. | - |
Descrição: dc.description | This master's dissertation aims to explore and analyze the representations of family relationships affected by situations of violence. Two literary works written by Irish authors were selected: The Gathering (2008) by Anne Enright and The Wonder (2018) by Emma Donoghue. The works illustrate different eras and demonstrate the interactional dynamics that adapt to social transformations. Changes that accompany the impacts of brutality and the different ways in which subjects deal with aggression coming from an environment perceived as a place of violence. When evaluating the incidence of violence in intimate and private environments, we can affirm that these are hidden circumstances. As represented in the books, it is possible to clearly identify how the feeling of guilt can be transferred to the victim. Generating a cycle in which the trauma is repeated, this contributes to the representation of a despised victim who does not recognize herself as such. And an unassimilated trauma results in a victim who is unable to process their pain and trauma, and the ongoing process of overcoming is impeded; Their voices are silenced by their pains. The narrators re-enact and fill in the blanks in the stories of injured individuals. The consequences of trauma affect both victims and those who recognize their suffering, in the short and long term. Memory and testimony can manifest their importance in an individual's trauma in different ways. Veronica feels the urge to reenact and fill in the gaps in her past history alongside her brother. Understanding the past means understanding the trauma and her motivation for killing herself. It also represents the importance of reconstructing the past to overcome it. Anna, through Lib's narration, demonstrates as a child that she does not have enough knowledge or support to understand her experience as an act of brutality committed by her own brother. Both victims, in addition to the experience of aggression, have a propensity for episodes of self-mutilation, which are also manifested in a unique way, reflecting the social, geographic and cultural context in which they are inserted. The ways in which the family can be perpetrators of brutal circumstances and how this relates to the reality in Ireland, where there has been an epidemic of sexual scandals involving underage subjects. The discussion is woven by considering the unique traditions and peculiarities of Irish society. Building the text based on theories from experts in the areas discussed, the concepts of the following researchers were used: Caruth (1996), Harte (2013) and Costello-Sullivan (2018), García Gutiérrez (2008), Halbwachs (1990), Roudinesco (2013) and Giddens (1993), among several other researchers who collaborated with the discussion presented in this text. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Famílias na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trauma psíquico na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura irlandesa | - |
Título: dc.title | Família e dinâmicas de violência em dois romances irlandeses contemporâneos : O encontro (2008) de Anne Enright e O milagre (2018) de Emma Donoghue. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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