Relações intertextuais entre conhecimento químico e saberes tradicionais a partir do preparo de doces em uma comunidade quilombola.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDamasceno, Cristian Júnior-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gilmar Pereira de-
Autor(es): dc.creatorFlôr, Cristhiane Carneiro Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17844-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53003/redequim.v7i2.4211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007229-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo apresentamos um estudo sobre a produção de doces por mulheres da Comunidade Quilombola de Vila Santa Efigênia, em Mariana, Minas Gerais, a partir da ideia de que as palavras e as coisas estão imbricadas e, ao produzirem sentidos, produzem também o mundo. Nosso objetivo foi buscar elementos que permitam dialogar, de forma intertextual, a ciência química e os saberes da produção de doces caseiros nesta comunidade. Para a construção do corpus analítico, filmamos e transcrevemos o relato de quatro moradoras durante o preparo dos doces, dos quais apresentamos apenas um deles, devido ao limite de número de palavras do artigo. Por meio da análise do discurso de linha francesa estabelecemos relações intertextuais que apontam para outros textos, da ancestralidade, da legislação, da ciência, da tecnologia, do ensino de ciências. Quanto aos conhecimentos da ciência e do ensino de ciências que trazemos para dialogar com a produção de doces, é importante ressaltar que o fazemos não de forma hierárquica, considerando uns mais importantes do que outros, mas lado a lado, mostrando que podem dialogar, articulados em relações intertextuais, e se fortalecer mutuamente. A partir dessa ideia, esperamos que professores e professoras de química que atuam em diferentes etapas da escolarização vislumbrem formas de trabalhar com a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 por meio dos conhecimentos mobilizados nesse artigo, colocando em diálogo a produção de doces realizada em uma comunidade quilombola, a química e o ensino de ciência.-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, we present a study on the production of candies by women from the Quilombola Community of Vila Santa Efigênia, in Mariana, Minas Gerais, based on the idea that words and things are interwoven and, when producing meanings, they also produce the world. Our goal was to find elements that allow to dialogue, in an intertextual way, the chemical science and the knowledge of the production of homemade candies in this community. For the construction of the analytical corpus, we filmed and transcribed the report of four residents during the preparation of the candies, of wich we present only one of them due to the limit of the number of words in the paper. Through the French line discourse analysis, we established intertextual relations that point to other texts, of ancestry, of legislation, of science, of technology, of science teaching. As for the knowledge of science and science teaching that we bring to dialogue with the production of candies, it is important to emphasize that we do it not hierarchically, considering some more important than others, but side by side, showing that they can dialogue, articulated in intertextual relationships, and to strengthen each other. Based on this idea, we hope that chemistry teachers who work in different stages of schooling will envision ways of working with Law No 11.645, of March 10, 2008 through the knowledge mobilized in this article, putting the production of candies in dialogue. carried out in a quilombola community, chemistry and science teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombola-
Palavras-chave: dc.subjectÉtnico-racial-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextuality-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleRelações intertextuais entre conhecimento químico e saberes tradicionais a partir do preparo de doces em uma comunidade quilombola.-
Título: dc.titleIntertextual relations between chemical knowledge and traditional knowledge from the preparation of candies in a quilombola community.-
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