Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Sandra Maria Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Sandra Maria Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Xaene Maria Fernandes Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Máximo Eleotério | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Lilian do Socorro Pires da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14326 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007155 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho analisou o processo de compras do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra Institucional (PAA-CI), no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA), utilizando a abordagem de métodos mistos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feita uma investigação documental em relatórios oficiais do Governo e em documentos institucionais da UFPA. Além disso, utilizou-se a observação participante, que possibilitou o acesso à documentos e aos relatos dos servidores vinculados ao processo de Compra Institucional do PAA. Recorreu-se, também, à metodologia da Análise de Conteúdo. Os produtos da dissertação são o mapeamento do processo de Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, materializado na forma de Fluxograma, elaborado a partir do software Bizagi Modeler, e o diagnóstico da compra institucional na Universidade. Verificou-se que os obstáculos encontrados na implantação da modalidade e no decorrer das atividades de compra, se justificam, sobretudo, pelo ineditismo da modalidade Compra Institucional em ambientes universitários, gerando dúvidas e inseguranças aos servidores da universidade e a necessidade da construção de planos de gestão universitária voltados para o fomento da agricultura familiar na região. | - |
Descrição: dc.description | This research analyzed the purchasing process of the Food Acquisition Program, in the Institutional Purchase modality (PAA-CI), within the Federal University of the Pará (UFPA), using the mixed-method approach. This research investigated official government reports and institutional documents of the UFPA. In addition, the researcher applied the participant observation method that provided access to documents and reports from public servants who participated in the PAA Institutional Purchase process. The researcher applied the content analysis methodology to extract information from these documents. This dissertation intents to map of the Public Call process for the acquisition of foodstuffs from family farming and to submit a report of Institutional Purchase at the University. The main findings were obstacles encountered in implementing purchase activities are justified, above all, by the novelty of the universities Institutional Purchase processes, causing doubts and insecurities to university employees and the need to create university management plans aimed at encouraging the family farming in the region. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Pará - aquisições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compras - serviço público | - |
Título: dc.title | Programa de Aquisição de Alimentos : uma análise do processo de Compra Institucional na Universidade Federal do Pará. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: