Dimensões política e estética no Show Opinião.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Elen de-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Elen de-
Autor(es): dc.contributorNosella, Berilo Luigi Deiró-
Autor(es): dc.contributorCatalão, Larissa de Oliveira Neves-
Autor(es): dc.creatorJosé, Everton da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9357-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007118-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta presente dissertação coloca em foco o espetáculo Show Opinião, ocorrido em 1964. Busca-se por meio da fortuna crítica do espetáculo e, respectivamente, de sua dramaturgia, empreender uma abordagem reflexiva que, transversalmente, perpassa três níveis de análise, sendo o primeiro uma investigação histórica de propostas do Grupo Teatro de Arena de São Paulo e do CPC da UNE (Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes). No segundo nível, uma análise da dramaturgia do espetáculo, em que se procura perceber os seus transbordamentos artísticos a partir da perspectiva metodológica de drama rapsódico. O terceiro nível trata de interpretar a montagem do espetáculo sob a luz das críticas jornalísticas e realçar as dimensões políticas e estéticas provocadas em seu período histórico. É realizada uma reflexão do Show Opinião aprofundando-se em como política e estética tornam-se um par indissolúvel através de seus modos de ser, de fazer, de dizer e que apresentam um alargamento das proposições artísticas no teatro moderno brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThis present dissertation puts in focus the spectacle Show Opinião, from 1964. Through the fortune criticism of the show and, respectively, it’s dramaturgy, undertake a reflexive approach that, crosswise, perpasses three levels of analysis, the first being a historical investigation of proposals from Grupo Teatro de Arena de São Paulo and from CPC from UNE (Centro Popular de Cultura da União Nacional de Estudantes). On the second level, an analysis of the spectacle’s dramaturgy, in which it is sought to realize it’s artistics overflows from the methodological perspective of rhapsodic drama. The third level is about interpreting the set up of the spectacle under the journalistic critics and enhancing the political and aesthetic dimensions provoked in it’s historical period. It accomplishes a reflexion of Show Opinião going deep on how politics and aesthetics become an unseparable pair beyond it’s ways of being, doing, saying and that presents a widening of artistic propositions in brazilian modern theatre.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - aspectos políticos-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro político brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro - história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Título: dc.titleDimensões política e estética no Show Opinião.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.