Educação sexual no ensino: uma sequência didática pelos caminhos do protagonismo dos alunos

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Autor(es): dc.contributorTeixeira, Érica Jaqueline Pizapio-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Linetti Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007044-
Descrição: dc.descriptionArtigo científico apresentado ao curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionA educação sexual no ambiente escolar é um assunto imprescindível a ser tratado para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade informada e responsável. Este estudo analisa uma sequência didática voltada para a educação sexual, com o objetivo de promover o protagonismo dos alunos no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública com alunos do ensino fundamental. A estrutura metodológica adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas estruturadas com professores e análise das atividades didáticas. A metodologia da sequência didática se baseia em teorias pedagógicas que valorizam o diálogo e a participação ativa dos alunos. Os resultados mostram que, apesar de desafios como resistências culturais e falta de formação dos professores, a educação sexual pode ampliar o conhecimento dos alunos e promover uma abordagem mais reflexiva sobre o cuidado com o corpo e a saúde. O estudo enriquece o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas e destaca a importância de continuar investindo na formação docente e na integração da educação sexual no currículo escolar.-
Descrição: dc.descriptionSex education in the school environment is an essential subject to be addressed for the integral development of students and for the construction of an informed and responsible society. This study analyzes a teaching sequence focused on sex education, with the objective of promoting the protagonism of students in the teaching-learning process. The research was conducted in a public school with elementary school students. The methodological framework adopts a qualitative approach, using structured interviews with teachers and analysis of teaching activities. The methodology of the teaching sequence is based on pedagogical theories that value dialogue and active participation of students. The results show that, despite challenges such as cultural resistance and lack of teacher training, teacher training, sex education can expand students' knowledge and promote a more reflective approach to caring for the body and health. The study enriches the debate on inclusive pedagogical practices and highlights the importance of continuing to invest in teacher training and the integration of sex education into the school curriculum.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Colorado do Oeste-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectSexual education-
Palavras-chave: dc.subjectStudent agency-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Título: dc.titleEducação sexual no ensino: uma sequência didática pelos caminhos do protagonismo dos alunos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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