Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis, Alexsandro Luiz dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12223 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3424 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007039 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta o rastreio das controvérsias que se emergiram a partir do desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos, com uma turma em ano final do ensino médio da rede pública de ensino. Nesse caminho, utilizamos como suporte teórico-analítico os princípios da Teoria Ator-Rede (TAR) para analisarmos as circulações, fluxos e movimentações, a partir das translações entre os actantes, no caso deste trabalho, alunos, professor e jornais. Decorridas as análises observamos que a partir dos momentos de discussões, debates e produção escrita realizada, muitas foram as controvérsias que se emergiram. Ressaltamos ainda, que por meio da oficina pedagógica com jornais, os alunos puderam discutir as nuances do desastre, bem como discutir e refletir sobre as intencionalidades das matérias que continham o desastre como manchete. Dessa forma, a oficina se apresenta como um importante mecanismo para que os alunos possam trabalhar as implicações da pior tragédia socioambiental ocorrida no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | The present work presents the screening of the controversies that emerged from the development of a pedagogical workshop to produce journalistic texts, with a class in the final year of high school teaching. In this way, we use as theoretical-analytical support the principles of the Actor-Network Theory (TAR) to analyze circulations, flows and movements, from the translations among the actants, in the case of this work, students, teacher and newspapers. After the analyzes we observed that from the moments of discussions, debates and written production, many controversies emerged. We also emphasize that through the pedagogical workshop with newspapers, students were able to discuss the nuances of the disaster, as well as discuss and reflect on the intentionalities of the subjects that contained the disaster as a headline. In this way, the workshop presents itself as an important mechanism for students to work on the implications of the worst socio-environmental tragedy in Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Cadernos CIMEAC permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1193>. Acesso em: 21 maio 2020. | - |
Título: dc.title | O desastre socioambiental da Samarco : rastreando as controvérsias a partir de uma oficina pedagógica com jornais. | - |
Título: dc.title | Samarco’s socio-environmental disaster : tracing controversies from a pedagogical office with newspapers. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: