Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Sérgio Nunes de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Angela Maria Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1140 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1007018 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho pretende evidenciar a dinâmica diante da problematização relacionada ao ensino da geometria na sala de aula, com foco voltado para a teoria e a prática na sistematização da aprendizagem do aluno. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura, onde se trata de uma leitura atenta e sistemática, que se faz acompanhada de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir de fundamentação teórica ao estudo, principalmente na atualidade com formações para auxiliar na prática pedagógica, palavras devem condizer com a prática, ou seja, teoria e prática devem caminhar juntas. Durante o processo ensino aprendizagem é necessário inovar na dinâmica das aulas. Muitos estudos são realizados na tentativa de tornar a prática de ensino mais significativa, sem perder de foco o desenvolvimento das habilidades necessárias para construir o conhecimento. Uma das principais práticas pedagógicas realizada é ensinar conceitos geométricos a partir da confecção de sólidos geométricos. Desse modo, conhecer e buscar novas metodologias para o seu ensino, passa a ser um fator importantíssimo, nesse contexto, no intuito de que o professor possa obter êxito em sua jornada. | - |
Descrição: dc.description | The present work intends to show the dynamics before the problematization related to the teaching of geometry in the classroom, focusing on theory and practice in the systematization of student learning. All material collected must be screened, from which it is possible to establish a reading plan, which is a careful and systematic reading, which is accompanied by annotations and records that may serve as a theoretical basis for the study, especially nowadays with formations to assist in pedagogical practice, words must match with practice, that is, theory and practice should walk together. During the learning teaching process it is necessary to innovate in the dynamics of the classes. Many studies are carried out in an attempt to make teaching practice more meaningful without losing focus on the development of the skills needed to build knowledge. One of the main pedagogical practices carried out is to teach geometric concepts from the construction of geometric solids. In this way, knowing and seeking new methodologies for teaching, becomes a very important factor, in this context, in order that the teacher can succeed in his journey | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sólidos Geométricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometric Solids | - |
Título: dc.title | Geometria na sala de aula: entre a teoria e a prática no aprendizado escolar nas turmas de 6° e 9° ano, da escola “a” e “b”, no município de Cacoal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: