Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Priscila Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Priscila Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Arão, Lilian | - |
Autor(es): dc.contributor | Prado, Denise | - |
Autor(es): dc.creator | Lage, Nara Bretas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006993 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Entendendo a rede social digital Facebook como espaço discursivo propício a variadas situações comunicativas, a presente dissertação analisa discursivamente posts e a interação autor-leitor e leitor-leitor na página Quadrinhos Ácidos. A pergunta norteadora procura entender de que maneira e em que circunstâncias o autor interage com seus leitores na página do Facebook Quadrinhos Ácidos, bem como quais são as estratégias discursivas usadas pelo autor na produção, além da atribuição de sentido feita pelos leitores. Para isso, adotamos pressupostos teóricos relativos ao universo dos estudos sobre Quadrinhos Digitais como linguagem (EISNER, 2013; FRANCO, 2004; SANTOS, 2013; RAMOS, 2013; etc); trabalhos sobre redes sociais digitais e conversação em rede (BOYD E ELLISON, 2007, 2013; PARISER, 2012; RECUERO, 2009, 2013; SANTAELLA, 2013; ZAGO, 2014; etc); pesquisas relativas à análise do discurso francesa (CHARAUDEAU, 2013; ORLANDI, 2012; PECHÊUX, 1995; etc) – usada, neste trabalho, como uma perspectiva teórico-metodológica – e desdobramentos de suas noções conceito no ambiente digital (EMEDIATO, 2015; MAINGUENEAU, 2015; NOGUEIRA, 2015). Para o estudo, foi realizada uma compilação e recorte do material virtual da página, com o auxílio de print screens, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2016, dos quais selecionamos como corpus desta pesquisa as publicações em que Pedro Leite comenta. Os procedimentos metodológicos combinam as análises qualitativas e quantitativas (SANTAELLA, 2001), a fim de entender melhor a dinâmica interativa entre os sujeitos- usuários na Fanpage. Essa dinâmica é estudada com base nos três tipos de interação definidos por Fragoso, Recuero e Amaral (2013), bem como analisada por meio da noção de estratégias discursivas definida por Charaudeau (2009). Tal perspectiva aponta algumas particularidades dos Quadrinhos Digitais, que, além de possibilitarem um feedback mais rápido dos leitores em relação às tiras, viabilizam uma troca maior entre leitores e proporcionam o contato deles com o criador das tiras. | - |
Descrição: dc.description | Understanding the digital social network Facebook as a discursive space conducive to various communicative situations, this dissertation analyzes discursively posts, and the interaction between author and reader and between readers, in the Acid Comics page. The guiding question seeks to understand how, and under what circumstances, the author interacts with his readers on the Acid Comics Facebook page, and how the discursive strategies used by the author reflect in the production and attribution of meaning by the readers. For this, we adopted theoretical framework related to the universe of studies on Digital Comics as language (EISNER, 2013, FRANCO, 2004, SANTOS, 2013, RAMOS, 2013, etc.), studies on digital social networks and online conversation (BOYD AND ELLISON , 2007, 2013, PARISER, 2012, RECUERO, 2009, 2013, SANTAELLA, 2013, ZAGO, 2014, etc.), research on French discourse analysis (CHARAUDEAU, 2013, ORLANDI, 2012, PECHÊUX, 1995) - used in this work as a theoretical-methodological perspective-, and as a perspective of the unfolding of its concept notions in the digital environment (EMEDIATO, 2015, MAINGUENEAU, 2015, NOGUEIRA, 2015). For the study, a compilation and clipping of the virtual material of the page was carried out, with the help of print screens, from January 2016 to February 2016, from which we selected as corpus of this research the publications in which Pedro Leite commented. The methodological procedures combine the qualitative and quantitative analyzes (SANTAELLA, 2001). In order to better understand the interactive dynamics between subjects-users in the Fanpage, which is studied from the three types of interaction defined by Fragoso, Recuero and Amaral (2013) as well as analyzed from the notion of discursive strategies defined by Charaudeau (2009). Such perspective points to some of the peculiarities of the Digital Comics, which in addition to enabling faster feedback from readers in relation to the comic strips, brings about a greater exchange between readers as well as providing their contact with the creator of the strips. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem - discursos, alocuções, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facebook - rede social on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Título: dc.title | O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: