Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Roberto Arlindo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11395 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://clame.org.mx/uploads/actas/alme29.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006955 | - |
Descrição: dc.description | Documentos oficiais relacionam as avaliações externas à busca pela melhoria da qualidade no ensino, verificando a eficácia das políticas públicas para a educação e adequado planejamento educacional. Assim, as avaliações externas podem servir para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional. Pesquisas em Educação Matemática têm demonstrado que o Sistema de Ensino, mais que o aluno, é responsável por seu sucesso/insucesso. Este estudo de caso se refere a uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais - Brasil. A análise documental do desempenho desta escola, nos últimos cinco anos, indicou que sua maior fragilidade está no tema Espaço e Forma. Comparando seus resultados, embora abaixo do recomendado, são melhores do que os de outras escolas. | - |
Descrição: dc.description | Official documents related to external evaluations search for the improvement of the quality of education in order to verify the effectiveness of public policies for education and an adequate educational planning. Thus, external evaluation may be an element to rethink and to plan the pedagogical action and the educational management. Research in Mathematics Education has shown that the educational system, rather than the students, is responsible for their success/failure. This is case study was conducted in a public school in a city of the state of Minas Gerais- Brazil. The documental analysis of the performance of this school in the last five years showed that its greatest weakness is the theme of Space and Form. By comparing its results, although lower than recommended, are better than those obtained by other schools. How school planning arrive to the classrooms and how they have influenced the teaching/learning process is an question. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço e forma | - |
Palavras-chave: dc.subject | External evaluations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oedagogical action | - |
Título: dc.title | As avaliações externas e a escola : a articulação entre resultados e as práticas na sala de aula de matemática. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: