O jogo de dardos como ferramenta ao estudo de probabilidade.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCouto, Rodrigo Geraldo do-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Monique Rafaella Anunciação de-
Autor(es): dc.contributorCouto, Rodrigo Geraldo do-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Monique Rafaella Anunciação de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Luiz Gustavo Perona-
Autor(es): dc.contributorDias, Juliano Soares Amaral-
Autor(es): dc.creatorSilva, Juvenal Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:13:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:13:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9885-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006929-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho de pesquisa, investigou-se o uso de jogos, especificamente o jogo de dar­dos, como ferramenta ao ensino e a aprendizagem do tema "Probabilidade". A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem e defendida por varios autores como: Borin (1996), Agranionih & Smaniotto (2002),Grando (2004), Mello et al (2006), Camargo (2009), como urn instrumento eficaz de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho utiliza a ferramenta "jogos" como meio de se ensinar conceitos referentes a "teoria de conjuntos" e a "teoria das probabili­ dades". Realizamos estudos preliminares sobre essas teorias ja citadas, bern como sobre areas das figuras planas regulares. 0 trabalho desenvolveu-se com uma turma do 2!!._ Ano do Ensino Medio, de uma escola estadual, localizada em Pirapora, situada no Norte de Minas Gerais. Observou-se que o jogo de dardos e uma ferramenta eficaz de aprendizagem ao ser utilizado na aplicação do tema proposto.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we investigated the use of games, specifically the dart game, as a tool for teaching and learning the theme "Probability". The use of games as learning tool is defended by several authors such as Borin (1996), Agranionih & Smaniotto (2002), Grando (2004), Mello et al (2006), Camargo (2009), as an effective learning tool. In this regard, this research uses the "games"tool as a way of teaching concepts related to "set theory"and the "probability theory". We carry out preliminary studies on these theories already mentioned, as on areas of regular plane figures. The research was developed with a 2nd year high school class, from a state school, in Pirapora, located in the north of Minas Gerais. It was observed that the dart game is an effective learning tool when used in the application of the proposed theme.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 13/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas do círculo de figuras planas-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de dardos-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidade-
Título: dc.titleO jogo de dardos como ferramenta ao estudo de probabilidade.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.