Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Tiago Lopes de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Izabelly Vasconcelos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1714 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006925 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Porto Velho Zona Norte como requisito avaliativo para obtenção do título de Tecnólogo em Sistemas para Internet. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo explora a importância do uso de softwares de intervenção parental para mediar o uso de tecnologias digitais por crianças, visando um desenvolvimento saudável e seguro. A pesquisa, exploratória, de abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo, utilizou como subsídio a coleta e interpretação de informações bibliográficas e documentais, analisando os riscos do acesso precoce e descontrolado às telas, como a ciberdependência e a exposição a conteúdos inadequados. Os resultados destacam a importância da intervenção parental para equilibrar a segurança e a autonomia no ambiente digital. O Family Link, desenvolvido pela Google, é apresentado como uma ferramenta eficaz para monitorar o tempo de tela, filtrar conteúdos e acompanhar a localização, promovendo o diálogo e a responsabilidade digital. A conclusão ressalta que a combinação de diálogo, orientação e ferramentas de intervenção parental é essencial para um ambiente digital seguro, permitindo que as crianças usufruam dos benefícios da tecnologia sem comprometer seu bem-estar. | - |
Descrição: dc.description | This article explores the importance of using parental intervention software to mediate the use of digital technologies by children, aiming for healthy and safe development. The research, exploratory, with a qualitative approach and a hypothetical-deductive method, used the collection and interpretation of bibliographic and documentary information as input, analyzing the risks of early and uncontrolled access to screens, such as cyberdependence and exposure to inappropriate content. The results highlight the importance of parental intervention to balance security and autonomy in the digital environment. Family Link, developed by Google, is presented as an effective tool for monitoring screen time, filtering content and tracking location, promoting dialogue and digital responsibility. The conclusion highlights that the combination of dialogue, guidance and parental intervention tools is essential for a safe digital environment, allowing children to enjoy the benefits of technology without compromising their well-being. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção parental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benefícios e riscos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parental intervention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benefits and risks | - |
Título: dc.title | Crianças, telas e segurança: o papel da intervenção parental para minimizar os riscos e maximizar os benefícios | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: