Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de | - |
Autor(es): dc.creator | Michelato, Ana Carolina Mendonça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1006922 | - |
Descrição: dc.description | Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado, junto ao Curso de Licenciatura em Química, sob a orientação da professora Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza. | - |
Descrição: dc.description | Alguns estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem sendo necessário que estes recebam um aporte extraclasse por meio do reforço escolar. Esse apoio pode contribuir para a melhoria da aprendizagem e também dos índices educacionais como reprovação escolar, evasão e distorção idade/série. O Projeto Integrador Semeando Conhecimento teve como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de Matemática e Ciências do Ensino Fundamental, dos alunos participantes do Projeto Semeando. Como metodologia foi adotado a oferta de reforços escolares das disciplinas de matemática e ciências. Ao fim da execução do projeto, quanto aos alunos, foi possível observar que tiveram melhorias expressivas no seu desempenho nas matérias de matemática e ciências, tendo suas dificuldades atenuadas pela oferta dos reforços. No que tange aos bolsistas, foi possível desenvolver habilidades e competências inerentes ao exercício do magistério. | - |
Descrição: dc.description | Some students have learning difficulties, and it is necessary for them to receive an extracurricular contribution through school reinforcement. This support can contribute to the improvement of learning and also of educational indices such as school failure, dropout and age/grade distortion. The Integrating Sowing Knowledge Project aimed to contribute to the improvement of the learning of the contents of the Mathematics and Science disciplines of Elementary School, of the students participating in the Sowing Project. As a methodology, the offer of school reinforcement in the subjects of mathematics and science was adopted. At the end of the execution of the project, as for the students, it was possible to observe that they had significant improvements in their performance in the subjects of mathematics and science, having their difficulties mitigated by the offer of reinforcements. With regard to the scholarship holders, it was possible to develop skills and competencies inherent to the exercise of teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Observatório de la economía latinoamericana | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Relação: dc.relation | Revista Observatorio de la Economía Lationoamericana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reinforcement | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integration | - |
Título: dc.title | Semeando conhecimento: uma proposta de reforço escolar para alunos de 5º a 9º ano | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: